Música de concerto no Brasil: o modernismo musical e suas circulações transatlânticas

Autores

  • André Egg Universidade Estadual do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i123p59-68

Palavras-chave:

modernismo, música, nacionalismo

Resumo

O texto analisa o modernismo musical brasileiro nas décadas de 1920 a 1940, focando na circulação de músicos, obras musicais e ideias estéticas entre o Brasil e outros países como França, Estados Unidos, Argentina e Uruguai. Pretende-se demonstrar a importância da circulação internacional para a consolidação da carreira dos músicos modernistas e para a criação de uma definição de música brasileira que se tornaria referência na cultura nacional.

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Publicado

2019-12-16

Edição

Seção

dossiê histórias culturais transatlânticas

Como Citar

Música de concerto no Brasil: o modernismo musical e suas circulações transatlânticas. (2019). Revista USP, 123, 59-68. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i123p59-68