Sobre a Revista

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico

Criada em 26 de abril de 1893, pela Congregação da Faculdade de Direito, teve sua primeira edição publicada em 15 de novembro do mesmo ano.

Nesses 115 anos de existência, a Revista da Faculdade de Direito não passou por mudanças radicais nem por longos períodos de interrupção, com exceção do lapso entre 1914 a 1925, em razão da Primeira Guerra Mundial, quando se enfrentou enorme dificuldade para aquisição de papel para impressão.

Figuraram como autores da primeira edição os professores: João Monteiro, Frederico Abranches, Alfredo Lima, João Mendes de Almeida Júnior, Brasílio Machado, Aureliano Coutinho e Manoel Pedro Villaboim.

Desde suas primeiras publicações, a Revista constituiu-se de duas partes: uma de artigos jurídicos, em geral, de professores da Faculdade de Direito, e outra, com registros de fatos acadêmicos.

Em sua estrutura atual, a Revista é constituída das seguintes Seções:

Artigos Acadêmicos
Trabalhos Acadêmicos de Pós-Graduandos
Trabalhos Acadêmicos e de ex-alunos
Discursos e Conferências
Contribuição às Memórias Acadêmicas