Plano de implantação do ensino de 2º. Grau na Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Autores

  • José Mário Pires Azanha USP; Faculdade de Educação
  • Alice Vieira USP; Faculdade de Educação
  • Maria Cecília Sanchez Teixeira USP; Faculdade de Educação
  • Ondina Gertrudes Annicchino de Teixeira USP; Faculdade de Educação
  • Nívia Gordo USP; Faculdade de Educação
  • Neuza Rocha Goyano USP; Faculdade de Educação
  • Lisete Arelaro USP; Faculdade de Educação
  • Helena Cocharick Chamlian USP; Faculdade de Educação
  • Maria de Lourdes Ramos da Silva Carvalho USP; Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0102-25551983000100001

Resumo

Que se destine meu aluno à carreira militar, à eclesiástica ou à advocacia pouco me importa. Antes da vocação dos pais, a natureza chama-o para a vida humana. Viver é o ofício que lhe quero ensinar. Saindo de minhas mãos, ele não será, concordo, nem magistrado, nem soldado, nem padre; será primeiramente um homem. Rousseau. Emílio (Livro Primeiro). A passagem em epígrafe - independentemente de qualquer avaliação do pensamento pedagógico de Rousseau - capta o que já se chamou de originalidade fundamental do antigo ensino secundário. Com efeito, na tradição histórica dos sistemas do ocidente, jamais desapareceu um tipo de ensino - destinado aos adolescentes - que sempre se propôs ao cultivo de uma cultura geral de caráter desinteressado. Até mesmo quando ao longo de sua evolução histórica - e sob a pressão de profundas transformações econômicas e sociais - o ensino médio se fragmentou numa pluralidade de cursos paralelos, conservou-se como o ramo mais atraente aquele que manteve o propósito de uma formação geral.

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Publicado

1983-12-01

Edição

Seção

Colaborações