A propósito do relatório da COGSP (Coordenadoria do Ensino da grande São Paulo) sobre o Documento Preliminar: análise da Faculdade de Educação da USP

Autores

  • Carmen Sylvia Vidigal Moraes
  • Elza Nadai
  • Marília Pontes Sposito

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0102-25551984000100011

Palavras-chave:

Ensino Público, Descentralização, Desburocratização, Autonomia da Escola, Participação, Democratização do Ensino

Resumo

Este trabalho, apresentado como contribuição de alguns docentes da Faculdade de Educação/USP ao III Forum de Debates realizado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo em dezembro de 1983, é fruto de uma primeira tentativa de análise das propostas elaboradas pelos professores de todas as unidades escolares da Grande São Paulo. Procurando respeitar a pluralidade das propostas e a diversidade de pontos de vista que elas expressam busca-se, ao mesmo tempo, captar as tendências marcantes, dar ênfase à unanimidade de posições para a qual convergem as reivindicações fundamentais dos professores no que diz respeito à política educacional, desde as relações político-ideológicas mais abrangentes até a prática pedagógica do dia-a-dia na sala de aula. Em seguida, elabora-se uma apreciação crítica final visando apreender o significado das principais divergências e contradições presentes no diagnóstico da escola pública realizado pelos professores.

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Publicado

1984-06-01

Edição

Seção

Documentos