O ensino da leitura do texto escrito

Autores

  • Luadir Barufi

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0102-25551985000100003

Palavras-chave:

Paradigma, Gramática Funcional, Gramática Formal, Diferença, Equilíbrio

Resumo

A leitura do texto escrito impõe-se como questão de honra num processo de ensino da linguagem em todos os níveis de sua implantação curricular. Analisar a leitura como um processo operante, da parte de um leitor-aluno, suscita, além de indicadores válidos, para uma prática de ensino, questões metodológicas mais amplas para a própria didática. A lingüística tem fornecido subsídios decisivos no âmbito de vetores filosóficos que ora presidem essa abordagem, exigindo a tratação temática de uma gramática formal. Dispõe-se esta numa, se bem que pretensa, práxis interpretativa, domínio de uma poética de testemunho, onde se defrontam autor, texto, intérprete.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

1985-12-01

Edição

Seção

Colaborações