Acentuação gráfica: mudança de metodologia

Autores

  • Osvaldo Humberto Leonardi Ceschin

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0102-25551988000200006

Palavras-chave:

Ensino, Metodologia, Ortografia, Tonicidade, Acentuação Tônica, Acentuação Gráfica, Vocábulos, Estrutura Fonológica, Prosódia, Regras, Tendências Históricas, Economia Fisiológica, Diacríticos

Resumo

O autor propõe uma revisão da metodologia do ensino da acentuação gráfica em língua portuguesa. Depois de um breve excurso por algumas gramáticas do século XVI ao século XX, justifica os atuais critérios da Academia Brasileira de Letras que fundamentam os empregos dos acentos gráficos no português do Brasil. Embora se possam defender tais critérios do ponto de vista estritamente lingüístico, são eles resultados de observação de fatos da história da língua e apresentam razoável coerência. Mudando-se a metodologia do ensino da acentuação gráfica, substituindo as regras ou conclusões de raciocínios pelas premissas que as determinam, a acentuação gráfica deixará de ser um problema e tornar-se-á apenas um tópico do ensino da ortografia da língua portuguesa do Brasil.

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Publicado

1988-12-01

Edição

Seção

Artigos