Análise de tarefas em materiais preparatórios e de alfabetização

Autores

  • Raquel Souza Lobo Guzzo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0102-25551989000200007

Palavras-chave:

Alfabetização, Análise de Tarefas, Dificuldades de Aprendizado, Cartilhas e Preparatórios

Resumo

Os materiais didáticos destinados à fase de aquisição da leitura, vêm sendo publicados e colocados à disposição do professor sem que, para isso, sejam considerados seus aspectos de estruturação, organização em tarefas e seqüência de complexidade. O presente estudo teve como objetivo proceder à identificação de elementos instrucionais e de resposta em materiais impressos das séries iniciais ( catorze Cartilhas e onze Preparatórios), comparando-os segundo exigências de aprendizagem e avaliando a seqüência das tarefas nas dimensões da cognição e da memória. Utilizou-se de um procedimento de análise de tarefas. Verificou-se que, nos dois conjuntos de materiais, houve uma preponderância de estímulos visuais e respostas motoras, estando presentes os três níveis de exigência para cognição e memória. Em ambos os casos, os materiais privilegiaram os níveis mais elementares de desenvolvimento nessas categorias.

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Publicado

1989-12-01

Edição

Seção

Artigos