A História da Ciência, a psicogênese e a resolução de problemas na construção do conhecimento em sala de aula

Autores

  • Anna Maria Pessoa de Carvalho
  • Elsa Garrido
  • Carlos Eduardo Laburu
  • Manoel Oriosvaldo de Moura
  • Marli Silva Santos
  • Dirceu Silva
  • Maria L. V. S. Abid
  • Ruth S. de Castro
  • Ruth R. Itacarambi
  • Maria Elisa R. Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0102-25551993000200006

Resumo

O Grupo de Pesquisa em didática de Ciências e Matemática da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo é um grupo interdisciplinar, constituído por professores de primeiro, segundo e terceiro graus, que trabalham com o ensino de física, química, matemática, biologia e formação de professores. Inicialmente o grupo teve como proposta estudar como as crianças e adolescentes constroem os conceitos de ciências (psicogênese dos conceitos) tendo por hipótese que esse conhecimento seria uma variável importante na construção do ensino desenvolvido na escola de primeiro e segundo graus ( Coll, 1985, 1990). Vários trabalhos foram feitos nessa linha de investigação. Procuramos conhecer a evolução dos conceitos de aceleração, quantidade de movimento, velocidade angular, transformação de matéria, centro de massa, campo de força, semelhança de figuras geométricas e o conceito de decomposição da matéria.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

1993-12-01

Edição

Seção

Documento