A questão da qualidade: exigência para a formação dos profissionais da educação sob a perspectiva da ANFOPE

Autores

  • Iria Brzezinski

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0102-25551996000200006

Palavras-chave:

Formação de professores, Qualidade total no ensino, Formação do profissional da educação, Licenciatura, Pedagogia

Resumo

Este estudo, que discorre sobre a Questão da Qualidade e as novas exigências para a formação dos profissionais da educação, é resultante de uma pesquisa realizada à luz dos princípios defendidos pela ANFOE e de uma outra pesquisa desenvolvida em 1994, sobre reformulações curriculares dos cursos de Pedagogia das universidades federais e estaduais paulistas. As conclusões permitiram evidenciar que os cursos de formação de professores, sobretudo, para a escola básica, deverão responder aos critérios da qualidade social da educação que se contrapõe à qualidade total propalada pelos professores da matriz neoliberal das políticas educacionais brasileiras e que, a escola básica e seus profissionais necessitam qualificar-se para, ao incorporarem as novas tecnologias, serem capazes de promover uma educação escolar que tenha como centralidade da ação pedagógica o sujeito-razão e o sujeito-subjetivação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

1996-01-01

Edição

Seção

Artigos