Princípios norteadores para o projeto pedagógico da escola básica

Autores

  • Manoel Oriosvaldo de Moura
  • Marli E. D. A. de André
  • Marta Kohl de Oliveira
  • Vitor Henrique Paro

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0102-25551996000200012

Palavras-chave:

Escola Pública, Escola Básica, Escola de Aplicação, Fins da Educação, Projeto Pedagógico, Educação e Cidadania, Gestão Escolar, Qualidade do Ensino

Resumo

Extrapolando as questões específicas de determinada unidade escolar, o texto propõe princípios que se pretende condizentes com a própria idéia de uma escola pública básica coerente com os valores de uma sociedade moderna e democrática. Assim, objetivando abranger sinteticamente a enorme gama de questões e problemas atinentes ao assunto, os princípios se reportam à instituição escolar para tratar de temas que vão desde os seus fins, sua organização, funcionamento e gestão, passando pelas condições objetivas de trabalho, pela avaliação da escola e do rendimento discente e chegando ao fortalecimento da cidadania e à consideração das diferenças culturais e outros temas obrigatoriamente presentes na concepção de uma escola de qualidade.

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Publicado

1996-01-01

Edição

Seção

Artigos