Descaracterização no patrimônio eclético de Pelotas/RS

conceitos e método de avaliação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v17i3p145-163

Palavras-chave:

Preservação de patrimônio cultural, Patrimônio arquitetônico de Pelotas, Descaracterização de edificações

Resumo

Este artigo busca uma discussão teórica acerca da descaracterização arquitetônica nas edificações Ecléticas de Pelotas — Sul do Rio Grande do Sul, propondo um método de avaliação e um enquadramento em um grau de descaracterização, através da efetivação deste método por meio de análise de uma amostragem de diferentes tipologias. Em Pelotas, mesmo com leis e órgãos responsáveis pela salvaguarda do patrimônio, é comum a percepção de alterações nos prédios históricos. Essas alterações, proporcionam a perda das características originais por meio de sucessivas intervenções inadequadas e que consequentemente causam a descaracterização, que além de afetar o caráter de uma obra, também compromete o significado cultural

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Juliana Cavalheiro Rodrighiero, Universidade Federal de Pelotas

    Mestranda em Arquitetura e Urbanismo na linha de pesquisa Teoria, História, Patrimônio e Crítica pelo Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PROGRAU) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Bacharel em Conservação e Restauração de Bens Cultuais Móveis pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Técnica em Edificações formada pelo Instituto Federal Sul-Riograndense (IFSul).

  • Ana Lúcia Costa de Oliveira, Universidade Federal de Pelotas

    Graduação em Escola de Belas Artes pela Universidade Federal de Pelotas (1972), graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1977), mestrado em Arquitetura pela Universidade de São Paulo (1986), doutorado PROPUR/UFRGS. Professor Associado da Universidade Federal de Pelotas.

Referências

ALMEIDA, Liciane Machado; BASTOS, Michele de Souza. A experiência da cidade de Pelotas no processo de preservação patrimonial. Revista CPC. São Paulo, v.1, n.2, 2006, p. 96-118.

Downloads

Publicado

2019-12-15

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

Rodrighiero, J. C., & Oliveira, A. L. C. de. (2019). Descaracterização no patrimônio eclético de Pelotas/RS: conceitos e método de avaliação. Risco Revista De Pesquisa Em Arquitetura E Urbanismo (Online), 17(3), 145-163. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v17i3p145-163