Sobre a Revista

Revista Latino-Americana de Enfermagem é órgão oficial de divulgação científica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e do Centro Colaborador da OPS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem e tem como missão publicar resultados de pesquisas científicas de enfermagem e de outras áreas de interesse para profissionais da área de saúde.

Caracteriza-se como periódico nacional, de circulação internacional que teve sua primeira edição publicada em janeiro de 1993.  A versão impressa (ISSN 0104-1169) foi descontinuada em 2015. Adota o sistema de publicação em fluxo contínuo, com todos os artigos publicados nos idiomas Português, Espanhol e Inglês. A revista é afiliada à Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC e indexada nas mais importantes bases indexadoras nacionais e internacionais.

POLÍTICA EDITORIAL

A Revista Latino-Americana de Enfermagem (RLAE) tem como missão contribuir para o avanço do conhecimento científico e da prática profissional da enfermagem e de outras ciências da área da saúde por meio da publicação de artigos de relevância, interesse, qualidade e originalidade que contribuam para o avanço do conhecimento científico e para a prática de enfermagem e saúde.

O periódico recebe contribuições nos idiomas inglês, português ou espanhol, nas categorias Artigo Original, Artigo de Revisão e Cartas ao Editor, sendo prioritários os Artigos Originais. Adota o sistema de publicação em fluxo contínuo. O processo de avaliação adotado é o de revisão por pares, preservado o anonimato dos autores e revisores. 

A RLAE segue o Code of Conduct and Best Practice Guidelines for Journal Editors, as orientações do Commitee on Publication Ethics – COPE, as recomendações da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa – CONEP, apoia as políticas para registro de ensaios clínicos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE) e defende as iniciativas da Rede EQUATOR destinadas ao aperfeiçoamento da apresentação dos resultados de pesquisa por meio da utilização de guias para a preparação de artigos de ensaios clínicos randomizados, revisões sistemáticas, metanálises, estudos observacionais em epidemiologia e estudos qualitativos (Ensaio clínico randomizado - CONSORT checklist e fluxograma, Revisões sistemáticas e metanálises - PRISMAchecklist fluxograma, Estudos observacionais em epidemiologia - STROBE checklist, Estudos qualitativos - COREQ checklist e Outros tipos de estudo - SQUIRE 2.0 guide).

A RLAE condena o plágio e o autoplágio e desencoraja fortemente a submissão artigos multipartes e resultados parciais de uma mesma pesquisa, bem como a submissão de artigos cujos dados foram coletados há mais de 3 anos.

Os artigos devem ser submetidos pelo sistema eletrônico ScholarOne (https://mc04.manuscriptcentral.com/rlae-scielo) em português ou inglês ou espanhol e destinados exclusivamente para a RLAE. 

Bases de Indexação

Internacionais
 
Nacionais 

Copyright

Os direitos autorais são de propriedade exclusiva da revista, transferidos por meio da Declaração de Transferência de Direitos Autorais (presente no Formulário Individual de Declarações) assinada pelos autores. Para a utilização dos artigos, a RLAE adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial (resumo ou código completo da licença). Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais a Revista Latino-Americana de Enfermagem. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.

Fontes de Apoio