Aprendendo com os erros

análise dos incidentes em uma unidade de cuidados neonatais

Autores

  • Louíse Viecili Hoffmeister Hospital Moinhos de Vento https://orcid.org/0000-0002-8858-5693
  • Gisela Maria Schebella Souto de Moura Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Enfermagem
  • Ana Paula Morais de Carvalho Macedo Universidade do Minho, Escola Superior de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.2795.3121

Palavras-chave:

Segurança do Paciente, Erros Médicos, Neonatologia, Cuidados de Enfermagem, Erros de Medicação, Qualidade da Assistência à Saúde

Resumo

Objetivo: analisar os incidentes notificados em uma unidade de cuidados neonatais. Método: estudo quantitativo, transversal e retrospectivo, com amostra de 34 recém-nascidos. A coleta dos dados ocorreu mediante preenchimento de formulário estruturado, composto por duas partes: características sociodemográficas/clínicas dos recém-nascidos, e características dos incidentes notificados. Os dados foram coletados do sistema informático da instituição, em um período correspondente a 13 meses, sendo analisados por meio de estatística descritiva. Resultados: quanto às características sociodemográficas e clínicas, a maioria dos recém-nascidos era de prematuros (70,6%), do sexo masculino (52,9%) e que nasceu por meio de cesariana (76,5%). No período estudado foram notificados 54 incidentes, totalizando uma frequência de 1,6 incidente por recém-nascido. Encontrou-se que 61,1% dos incidentes estavam relacionados a medicamentos, 14,8% associados à perda acidental de tubo traqueal e 9,3% ligados à obstrução de cateteres. Conclusão: a análise dos incidentes notificados demonstrou que a maioria dos incidentes se refere ao processo de medicamentos. As informações sobre os incidentes podem ampliar a percepção dos profissionais de saúde em relação ao impacto das suas ações.

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Publicado

2019-03-19

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Aprendendo com os erros: análise dos incidentes em uma unidade de cuidados neonatais. (2019). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 27(e3181), e3121. https://doi.org/10.1590/1518-8345.2795.3121