Complicações locais pós-injeções intramusculares em adultos

revisão bibliográfica

Autores

  • Silvia H. de B. Cassiani Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP).
  • Silvia M. Rangel Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v32i4p444-450

Palavras-chave:

Injeções Intramusculares, complicações.

Resumo

Trata-se de um “survey” descritivo, com o objetivo de verificar os estudos das áreas médica e de enfermagem, que tratam da temática: complicações pós-injeções intramusculares, publicados no período de janeiro de 1970 a agosto de 1997. Foi realizado levantamento bibliográfico, através dos bancos de dados MEDLINE E LILACS. Os artigos foram catalogados em fichas individuais e analisados de acordo com complicações relatadas, causas apontadas, número de casos e tipo de medicação utilizada. Foram encontrados dezoito artigos abordando a temática. A reação adversa mais relatada foi a dor, embora dos seiscentos e setenta (670) casos de pacientes investigados, 61 (sessenta e um) apresentaram os tipos mais diversos de complicações, tais como manchas avermelhadas no local, hipertemia, edema e outros. Na amostra investigada, não houve artigos descrevendo complicações na região ventroglútea, o que permite sugerir que isso deve ser a região prioritária de aplicação de injeções intramusculares. A técnica de aplicação das injeções é importante e exige atenção e cuidados de todos os profissionais, não devendo ser utilizada por pessoas sem orientação técnica e científica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Silvia H. de B. Cassiani, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP).
    Docente do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP).
  • Silvia M. Rangel, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP).
    Bolsista de Iniciação Científica /FAPESP. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP).

Downloads

Publicado

1999-12-30

Edição

Seção

Artigo de Revisão

Como Citar

1.
Complicações locais pós-injeções intramusculares em adultos: revisão bibliográfica. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 30º de dezembro de 1999 [citado 29º de março de 2024];32(4):444-50. Disponível em: https://revistas.usp.br/rmrp/article/view/12716