Reflexões sobre as possíveis contribuições da terapia ocupacional nos processos de inclusão escolar

Autores

  • Eucenir Fredini Rocha USP; FM; Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional
  • Angélica Luiz USP; FM; Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional; REATA- Laboratório de Estudos em Reabilitação e Tecnologia Assistiva
  • Maria Aparecida Ramirez Zulian Faculdades Integradas de Guarulhos

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v14i2p72-78

Palavras-chave:

Terapia ocupacional^i1^stendênc, Pessoas deficientes^i1^sreabilita, Crianças portadoras de deficiência^i1^sreabilita

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar e problematizar as possibilidades das ações da Terapia Ocupacional no processo de inserção de crianças com deficiências na rede regular de ensino, a partir de um posicionamento epistemológico e ético diante dos conceitos que permeiam os discursos e as práticas atuais da Inclusão Escolar. As autoras discutem, primeiramente, os conceitos de integração, de inclusão e de exclusão e suas relações com as práxis de inserção escolar e, em seguida, são apresentadas reflexões sobre as necessidades das escolas, a partir da inclusão de crianças com deficiências. Finalmente, são descritas as possíveis contribuições da Terapia Ocupacional nesse espaço, bem como a discussão de suas possibilidades.

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Publicado

2003-08-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Rocha, E. F., Luiz, A., & Zulian, M. A. R. (2003). Reflexões sobre as possíveis contribuições da terapia ocupacional nos processos de inclusão escolar . Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 14(2), 72-78. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v14i2p72-78