Ajustamento psicossocial de pessoas com amputação

ponto de vista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v29i3p288-292

Palavras-chave:

Amputação, Ajustamento psicossocial, Reabilitação

Resumo

Anualmente, no Brasil, milhares de pessoas são submetidas a procedimento de amputação. Nesse cenário, as instituições que prestam cuidados – desde a etapa cirúrgica ao processo de reabilitação – necessitam planejar e avaliar seus programas assistenciais tendo por base evidências divulgadas pela literatura especializada nacional e internacional. Visando, portanto, propiciar a problematização da temática e gerar reflexões para a intervenção da equipe de reabilitação, este artigo discute fatores clínicos, sociodemográficos e psicossociais associados ao processo de ajustamento à prótese. Sugere-se que, no cenário brasileiro, futuras investigações focalizem variáveis de natureza psicossocial, a exemplo dos estudos internacionais mais recentes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Denise Regina Matos, Rede Sarah de Hospitais, Universidade de Brasília

    Fisioterapeuta, Rede Sarah de Hospitais. Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasilia. Doutoranda em Psicologia da Saúde.

  • Juliana Fakir Naves, Rede Sarah de Hospitais, Universidade de Brasília

    Psicóloga, Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação. Mestre em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde e Doutoranda em Psicologia da Saúde e Processos Clínicos - UnB.

     

  • Tereza Cristina Cavalcanti Ferreira de Araujo, Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Clínica

    Professora Titular da Universidade de Brasília. Pós-Doutora pela Unesco (França). Doutora pela Université de Paris X- Nanterre. Pesquisadora do CNPq.

Publicado

2019-03-19

Edição

Seção

Ponto de Vista

Como Citar

Ajustamento psicossocial de pessoas com amputação: ponto de vista. (2019). Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 29(3), 288-292. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v29i3p288-292