O uso da Medida Canadense de Desempenho Ocupacional em estudos brasileiros: uma revisão sistemática

Autores

  • Ada Salvetti Cavalcanti Caldas Universidade Federal de Pernambuco, UFPE
  • Vera Lúcia Dutra Facundes Universidade Federal de Pernambuco, UFPE
  • Hilton Justino Silva Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v22i3p238-244

Palavras-chave:

Terapia ocupacional, Avaliação de desempenho, Revisão, Brasil.

Resumo

O COPM caracteriza-se por ser uma medida individualizada, em que o sujeito auto-avalia as atividades mais importantesque se encontram em dificuldade em seu desempenho ocupacional. Objetivo: Revisar de forma sistemática estudos de pesquisadores brasileiros com a utilização da Medida Canadense de Desempenho Ocupacional como método avaliativo. Procedimentos metodológicos: A revisão sistemática foi realizada a partir das bases de dados PUBMED, MEDLINE (1997 - 2010), MEDLINE OLD (1966 - 1996), LILACS e SciELO. Resultados: Foram encontrados 740 artigos a partir da busca de descritores e termo livre, sendo 278 da PUBMED, 340 da MEDLINE, 56 da MEDLINE OLD, 51 da LILACS, 15 da SciELO Brasil. Considerando os critérios de inclusão e de exclusão foram selecionados 06 artigos para esta revisão. Conclusões: No Brasil há escassez de estudos com a utilização deste método avaliativo, embora internacionalmente seja um importante guia da prática clínica de terapeutas ocupacionais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ada Salvetti Cavalcanti Caldas, Universidade Federal de Pernambuco, UFPE
    Terapeuta Ocupacional, mestranda em Patologia pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE; Especialista em Saúde Pública pela Universidade de Pernambuco – UPE.
  • Vera Lúcia Dutra Facundes, Universidade Federal de Pernambuco, UFPE
    Terapeuta Ocupacional, professora adjunta do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Pernambuco, UFPE; Doutora em Neuropsiquiatria pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE; Mestre em Saúde Coletiva, PIPASC - UFPE; Especialista em Psiquiatria Social, Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ/RJ.
  • Hilton Justino Silva, Universidade Federal de Pernambuco
    Fonoaudiólogo, professor adjunto II da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE; Doutor em Nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE; Mestre em Morfologia pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE; Especialista em Motricidade Orofacial, CEFAC – CFFa.

Downloads

Publicado

2011-12-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

O uso da Medida Canadense de Desempenho Ocupacional em estudos brasileiros: uma revisão sistemática. (2011). Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 22(3), 238-244. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v22i3p238-244