Coordenação fina e escrita de crianças de 6 a 9 anos nascidas a termo e pré-termo

Autores

  • Natalia Barbosa Coronado Garcia UNIGUAÇU, Curso de Terapia Ocupacional.
  • Livia de Castro Magalhães Universidade Federal de Minas Gerais
  • Jair Lício Ferreira Santos Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Departamento de Medicina Social.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v26i2p166-175

Palavras-chave:

Prematro, Escrita manual, Destreza motora, Desempenho psicomotor, Transtornos das habilidades motoras, Terapia ocupacional, Avaliação, Criança.

Resumo

O objetivo deste trabalho consistiu em investigar a relação entre coordenação fina e qualidade da escrita em escolares nascidos pré-termo e a termo. Quanto ao método, utilizou-se de descrição e comparação entre: grupo pré-termo – 28 escolares, com idade gestacional entre 32 e 36 semanas, peso ao nascer ≤ 2.500g, e o grupo a termo – 28 escolares nascidos com idade gestacional ≥ 37 semanas, peso ao nascer ≥ 2.500g, emparelhados por gênero, idade, sala escolar e condição socioeconômica. Os pais dos escolares de ambos os grupos responderam a questionários de desempenho motor e classificação econômica. O desempenho motor e a escrita foram examinados com a Avaliação da Coordenação e Destreza Motora (ACOORDEM) e os professores responderam a questionários para identificar déficits motores (DCDQ–Brasil), de atenção e aprendizagem (EDTAH). Sobre os resultados, constatou-se diferença significativa em alguns itens dos testes de escrita e coordenação fina, e pré-termos tenderam a desempenho inferior na escrita, coordenação fina e global e maior probabilidade de déficit de atenção e hiperatividade. Foi encontrada correlação entre o desempenho na escrita e alguns itens motores. Os resultados apontaram mais probabilidade a dificuldades motoras e na escrita entre escolares pré-termo, com implicações para assistência e educação dessas crianças.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Natalia Barbosa Coronado Garcia, UNIGUAÇU, Curso de Terapia Ocupacional.

    Artigo originário de dissertação para título de Mestre em Terapia Ocupacional, pelo Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional, do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos.

    Docente do Curso de Terapia Ocupacional da UNIGUAÇU, Terapeuta Ocupacional em Cascavel, PR.

  • Livia de Castro Magalhães, Universidade Federal de Minas Gerais
    Professora Titular do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais.
  • Jair Lício Ferreira Santos, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Departamento de Medicina Social.
    Professor Colaborador Sênior, Departamento de Medicina Social- Faculdade de Medicina de Ribeirão

Publicado

2015-09-04

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Coordenação fina e escrita de crianças de 6 a 9 anos nascidas a termo e pré-termo. (2015). Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 26(2), 166-175. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v26i2p166-175