Nova Chamada Revista Sala Preta

2020-04-03

 

A TRAGÉDIA E O TRÁGICO EM TEMPOS DE CRISE CAPITALISTA E DESORDEM SOCIAL

 

O próximo número da Revista Sala Preta convida à reflexão sobre a tragédia ou sobre o trágico em tempos de crise social, desordem capitalista, estados violentos e crescimento de ideologia de ultra-direita. De que modo uma tragédia atual dialoga com a experiência do tempo?

O crítico inglês Raymond Williams, no estudo “A tragédia moderna”, entende que o conceito de tragédia não deve ser restrito ao mundo antigo e pode servir à compreensão artística da  desordem social do mundo moderno:

 

"Se encontrarmos uma ideia particular de tragédia, em nossa própria época, teremos encontrado também um modo de interpretar uma vasta área da nossa experiência […] Temos de tentar entender e descrever não apenas a teoria trágica, mas também a experiência trágica da nossa própria época. […] 

“Não estamos procurando um novo e universal sentido de tragédia. Estamos procurando a estrutura da tragédia na nossa própria cultura.” […]

"Antes, não conseguíamos reconhecer a tragédia como crise social; agora, comumente, não conseguimos reconhecer a crise social como tragédia" […]

"A ação trágica não é, no seu sentido mais profundo, a confirmação da desordem, mas a compreensão, a experiência e a resolução dessa desordem. Em nossa própria época, esta ação é geral, e o seu nome usual é revolução."

 

Os artigos que integrarão o dossiê temático devem portanto dialogar com questões como:

Que formas da tragicidade contemporânea dialogam com as crises da atualidade? Que experiências da tragédia do passado têm algo a dizer ao presente e ao futuro? O conceito de trágico ou a forma da tragédia fazem sentido em relações atravessadas pelo isolamento e individualismo? O sentido frequentemente elitista da teoria da tragédia ainda encontra eco nas experiências contemporâneas? Em que nível a tragicidade atual se relaciona às dinâmicas mortuárias do mundo da mercadoria e as tragédias dialogam com as lutas de classes, gêneros e raças?  

 

O número aceitará artigos decorrentes de trabalhos de pesquisa preferencialmente em nível de doutorado, com rigor científico e qualidade reflexiva. Poderá, ainda, publicar textos de caráter ensaístico capazes de refletir com excelência e livremente sobre o tema da chamada.

 

Data limite para recebimento de artigos: 15 de maio de 2020