A Grande Estiagem por João das Neves

uma encenação épica de inspiração piscatoriana

Autores

  • Roberta Carbone Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes. Departamento de Artes Cênicas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v18i2p95-106

Palavras-chave:

Teatro épico-dialético, Crítica teatral, Dramaturgia, História do teatro

Resumo

Pretende-se a análise de certos expedientes épico-dialéticos utilizados por João das Neves na encenação de A grande estiagem, de Isaac Gondim Filho, por meio do exame de depoimentos do encenador e de uma crítica de Barbara Heliodora ao espetáculo, a fim de verificar a constituição do teatro político brasileiro no pré-64 e as forças historicamente a ele contrárias.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Roberta Carbone, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes. Departamento de Artes Cênicas

    É mestranda do Departamento de Artes Cênicas da ECA/USP, na área de Teoria e Prática, com linha de pesquisa em História do Teatro e orientação da professora doutora Maria Silvia Betti. É graduada em Artes Cênicas Licenciatura pela ECA/USP e atriz formada pelo Teatro Escola Macunaíma.

    Trabalhou na Companhia do Latão como coordenadora de pesquisa e foi editora do jornal de artes Traulito, uma publicação independente do grupo. Como dramaturga, tem encenado o texto Zurique, fruto de processo colaborativo orientado por Antônio Araújo e Sérgio de Carvalho.  Integrou o Núcleo #2 do Sujeitos de Cena Teatro, grupo coordenado por Felisberto Sabino da Costa, tendo participado da montagem de (des)esperando, criação coletiva apresentada em vários festivais nacionais e internacionais. Como atriz, participou da montagem de Pluma e la tempestad sob direção de Antônio Januzelli e de Tá-la lentas tristezas, sob direção de Laura Lucci. 

Downloads

Publicado

2018-12-28

Edição

Seção

DOSSIÊ ASPECTOS DA CENA MODERNA NO BRASIL

Como Citar

A Grande Estiagem por João das Neves: uma encenação épica de inspiração piscatoriana. (2018). Sala Preta, 18(2), 95-106. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v18i2p95-106