Dança e engajamento político no trabalho do grupo Pró-Posição

um olhar panorâmico sobre a dança paulista dos anos 1970 Dance

Autores

  • Andréia Nhur Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v19i1p163-177

Palavras-chave:

Dança, Política, Grupo Pró-Posição Ballet-Teatro, Anos 1970

Resumo

Parte resultante da pesquisa realizada em 2012, na tese de doutorado intitulada Cartografias midiáticas: o corpomídia na construção da memória da dança, este artigo apresenta possíveis entrelaçamentos históricos entre a dança paulista emergente na década de 1970 e os acontecimentos culturais e políticos que marcaram a época. A partir de relatos e documentos sobre a produção do grupo Pró-Posição Ballet-Teatro e seus fundadores – Janice Vieira e Denilto Gomes –, este estudo aventa traçados historiográficos em torno de fatos e movimentos que direcionaram divisões políticas e produções artísticas de vanguarda em face à ditadura militar pós-AI-5.

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Biografia do Autor

  • Andréia Nhur, Universidade de São Paulo

    Professora do Departamento de Artes Cênicas da ECA-USP. Bailarina do grupo Pró-Posição e atriz do grupo Katharsis Teatro

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Publicado

2019-08-30

Edição

Seção

EM PAUTA

Como Citar

Nhur, A. (2019). Dança e engajamento político no trabalho do grupo Pró-Posição: um olhar panorâmico sobre a dança paulista dos anos 1970 Dance. Sala Preta, 19(1), 163-177. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v19i1p163-177