Educação e Saúde: Perspectivas para a Autoestima de Crianças Negras no Processo de Escolarização

Autores

  • Veronice Francisca dos Santos Universidade Estadual da Bahia
  • Isabelle Sanches Universidade Estadual da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1983-6023.sank.2011.88796

Palavras-chave:

Saúde, Relações Raciais, Educação Infantil

Resumo

O presente artigo trata da promoção da saúde enquanto perspectiva para a construção da autoestima de crianças negras no processo de escolarização da Educação infantil. Dessa forma, se encaminha através das seguintes questões norteadoras: Identificar como os problemas de saúde interferem na construção da autoestima das crianças no processo de escolarização; Verificar se existem políticas públicas educacionais voltadas para a atenção da saúde das crianças nos Centros Municipais de Educação Infantil; Analisar como se dá a articulação entre a educação e a saúde dessas crianças no cotidiano escolar. Para tanto, a abordagem metodológica foi direcionada a partir de uma pesquisa de campo, por meio de uma entrevista semiestruturada com gestores das políticas públicas de educação e do levantamento bibliográfico, considerando o contexto histórico da Educação Infantil, refletindo sobre suas influências nos dias atuais. Nesse sentido, problematiza de que maneira as políticas públicas educacionais direcionam a temática Saúde nos Centros Municipais de Educação Infantil e como este encaminhamento prioriza as necessidades de cada criança, sobretudo, quanto às especificidades do grupo étnico/racial que pertencem. Em síntese, o trabalho se encaminha de modo a verificar de que forma têm sido garantido as crianças da Educação Infantil, a articulação entre educação e saúde e a valorização da sua autoestima para que de fato se desenvolvam plenamente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Veronice Francisca dos Santos, Universidade Estadual da Bahia
    Estudante da UNEB - Campus I, do curso de Pedagogia com habilitação em Educação Infantil, bolsista de iniciação científica do Projeto “Qualificando a Permanência de Estudantes Cotistas na UNEB”.
  • Isabelle Sanches, Universidade Estadual da Bahia
    Mestra em Educação, Psicopedagoga, Professora da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), campus XXI – Serrinha

Downloads

Publicado

2011-07-06

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Educação e Saúde: Perspectivas para a Autoestima de Crianças Negras no Processo de Escolarização. (2011). Sankofa (São Paulo), 4(7), 73-86. https://doi.org/10.11606/issn.1983-6023.sank.2011.88796