Práticas festivo-religiosas na Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, Florianópolis (inícios do XX)

Autores

  • Karla Leandro Rascke Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1983-6023.sank.2014.97200

Palavras-chave:

História, Irmandade, afrodescendente, festas, Florianópolis.

Resumo

Este artigo expõe considerações acerca das experiências de irmãos e irmãs atuantes na Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, em Florianópolis/SC na virada do século XIX para o XX. Utilizamos, enquanto fontes, memórias registradas em documentos escritos que revelam olhares e performances nas quais inferimos expressões de seus viveres e traços culturais. Pretendemos compreender o impacto que as mudanças sociais advindas da Abolição da escravidão, a instalação da República e suas obras/reformas higienizadoras, a romanização clerical e a vinda de padres germânicos para Santa Catarina, tiveram nessa Irmandade, interferindo em suas formas de organização, expressão cultural, espaços de sociabilidade e visibilidade social de descendentes de africanos na cidade de Florianópolis. Voltamos atenção especial para as festividades em homenagem aos santos padroeiros, sendo a festa e a procissão dotada de muito preparo, adornos, sinos e músicas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Karla Leandro Rascke, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
    Doutoranda em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e bolsista CAPES. Mestrado em História Social pela PUC-SP (2013), Graduada (Licenciatura e Bacharelado) em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2009). É pesquisadora associada ao Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade do Estado de Santa Catarina, atua na Coordenação Executiva e na Secretaria da Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN). Professora Tutora a distância no curso de Pedagogia da UDESC.

Downloads

Publicado

2014-12-08

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Práticas festivo-religiosas na Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, Florianópolis (inícios do XX). (2014). Sankofa (São Paulo), 7(14), 62-88. https://doi.org/10.11606/issn.1983-6023.sank.2014.97200