QUE MORRA O “HOMEM CORDIAL” - Crítica ao livro Raízes do Brasil, de Sérgio Buarque de Holanda

Autores

  • Ramatis Jacino Universidade Federal do ABC

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1983-6023.sank.2017.137189

Palavras-chave:

Racismo, escravidão, cordialidade, brasileiros

Resumo

O artigo busca debater alguns paradigmas produzidos por Sérgio Buarque de Holanda, em especial o conceito de “Homem cordial” que, na minha compreensão, refletem o pensamento oligárquico brasileiro, repetindo e aprofundando teses de Gilberto Freyre. Teses estas que sustentam termos vivenciado em nosso país uma escravidão amena e relação fraternal entre escravizadores e escravizados, (com o proprietário representando, no máximo, o papel de um patriarca severo) resultado de suposta “índole cordial” daqueles e de uma sujeição passiva destes. Relação esta que teria como consequência a construção de uma “democracia racial” a partir do momento que a escravidão se tornou ilegal. Critica, ainda, a interpretação que o autor teve dos fatos e processos que levaram a constituição da nação brasileira e a desqualificação dos indígenas, dos negros e dos portugueses, apontados como responsáveis por um suposto fracasso dessa nação, devido a singularidades inerentes a sua condição étnico/racial.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ramatis Jacino, Universidade Federal do ABC
    Ramatis Jacino é professor do Bacharelado em Ciência Econômicas da Universidade Federal do ABC e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas de Gênero, Raça/Etnia e Geração - NEP GREG, da Universidade Federal da Bahia– UFBA. Mestre e doutor pela FFLCH/USP é autor de O Branqueamento do Trabalho (São Paulo: Nefertiti,2008), Transição e Exclusão(São Paulo: Nefertiti,2014); organizador de ÌMÓ- Panorama do Pensamento Negro Brasileiro (São Paulo: Nefertiti, 2009) e coautor dos livros didáticos; Africanidades São Paulo e Africanidades Paulistanas. João Pessoa: Grafset, 2014. Organizado por Sueli Chan Ferreira.

Downloads

Publicado

2017-08-18

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

QUE MORRA O “HOMEM CORDIAL” - Crítica ao livro Raízes do Brasil, de Sérgio Buarque de Holanda. (2017). Sankofa (São Paulo), 10(19), 33-63. https://doi.org/10.11606/issn.1983-6023.sank.2017.137189