EPISTEMES MUSICOSMODANÇANTES A PARTIR DE NARRATIVAS AUDIOVISUAIS CARIBENHAS

Autores

  • Liliane Pereira Braga

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1983-6023.sank.2019.158255

Resumo

A partir de tarefa epistêmica em abordagens de estudos culturais e opções decoloniais1, tenho buscado descentrar alicerces de modernidade/colonialidade em controle de subjetividades como nos propõe Mignolo (2015, p. 10), analisando produções audiovisuais afrodiaspóricas e buscando pensares, viveres e fazeres outros, que se insurgem à outrificação hierarquizante que lhes é imposta pelo Ocidente. Modos de ser e viver de afro-brasileirxs e caribenhxs1 incluem subjetividades geradas em sistemas de plantation que, desde períodos coloniais, vem confrontando racismo epistemológico euro-iluminista de concepção de história universal, racional, linear, progressiva (BRAGA, 2016) por meio de pedagogias performáticas, em que saberes apreendidos são saberes vivenciados. Neste artigo, proponho uso de narrativas audiovisuais como fonte de pesquisa histórica, desafiando o poder do arquivo eurocêntrico (TROUILLOT, 1995) e relacionando matrizes culturais afrodiaspóricas de Brasil e de Caribe, a partir de filmes aqui analisados: “Como conquistar a América em uma noite” (Canadá-Haiti, 2004, dir.: Dany Laferrière), “Teorema” (Cuba, 2012, dir.: Mariela Lopez Galano) e “O tempo dos Orixás” (Brasil, 2014, dir.: Eliciana Nascimento). 

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Biografia do Autor

  • Liliane Pereira Braga

    Doutora pelo programa de Pós-Graduação em História Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

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Publicado

2019-05-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

EPISTEMES MUSICOSMODANÇANTES A PARTIR DE NARRATIVAS AUDIOVISUAIS CARIBENHAS. (2019). Sankofa (São Paulo), 12(22), 20-38. https://doi.org/10.11606/issn.1983-6023.sank.2019.158255