Intervenção ergonômica destinada a auxiliar professores no procedimento da troca de fraldas em centro de educação infantil em São Paulo

Autores

  • Luiz Rafael Bezerra Centro Universitário São Camilo
  • Eduardo Costa Sá Faculdade de Medicina do ABC

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2770.v23i2p75-78

Palavras-chave:

Ergonomia, Enfermagem do Trabalho, Educação Infantil, Professor

Resumo

Introdução: A ergonomia tem como objetivo otimizar as condições de trabalho por meio de avaliações técnicas e de interações entre seres humanos. Objetivo: Apresentar em relato de caso, sob a perspectiva ergonômica, de experiência obtida em relação à atividade da troca de fraldas de crianças na faixa etária entre 0 e 3 anos, em quatro Centros de Educação Infantil, vinculados à Prefeitura Municipal de São Paulo e administrados por uma organização não governamental, nos anos de 2014 e 2015, procurando promover o bem-estar e beneficiar o desempenho das atividades exercidas por professoras de educação infantil. A ideia surgiu frente ao constante afastamento dos profissionais em razão de dor lombar e desconforto físico ao realizar a troca de fraldas das crianças. Método: Foi realizado método de observação e intervenção no processo de trabalho, com o acompanhamento de enfermeiro do trabalho e demais profissionais das áreas de Saúde e Segurança do Trabalho. Resultado e Discussão: Foram realizados encontros e análise ergonômica no posto de trabalho dos professores estudados e a equipe multiprofissional de saúde e segurança do trabalho realizou a implantação de uma escada com rodízios, auxiliando os profissionais na condução da criança até o trocador de fraldas, evitando a distensão da região lombar. Conclusão: Essa ação indicou redução do absenteísmo do trabalho por queixas e por dor lombar.

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Publicado

2018-10-18

Edição

Seção

Relato de Caso

Como Citar

Intervenção ergonômica destinada a auxiliar professores no procedimento da troca de fraldas em centro de educação infantil em São Paulo. (2018). Saúde Ética & Justiça , 23(2), 75-78. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2770.v23i2p75-78