Poéticas e políticas do rosto na era das imagens inteligentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2019.147284

Palavras-chave:

rosto, algoritmo, reconhecimento facial, arte contemporânea, pornografia

Resumo

O presente artigo explora algumas inflexões contemporâneas no estatuto do rosto. Na arte contemporânea, em sistemas de vídeo-vigilância, no marketing, na pornografia etc. as tecnologias de detecção e reconhecimento facial parecem espraiar-se sobre uma vasta gama de domínios. Sem a pretensão de esgotar este campo, propomos traçar algumas linhas de força que nos ajudem a compreender o que está em jogo nessa reconfiguração estética e política dos rostos. A partir de noções que buscamos no pensamento de autores como Michel Foucault, Giorgio Agamben, Gilles Deleuze e Félix Guattari, cartografamos algumas tensões entre ação e representação, cristalizadas no estatuto contemporâneo do rosto.

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Biografia do Autor

  • Icaro Ferraz Vidal Jr, Universidade Tuiuti do Paraná

    Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em “Crossways in European Humanities” pelas Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Santiago de Compostela e University of Sheffield, doutor em “Cultural Studies in Literary Interzones” pelas Université de Perpignan Via Domitia e Università degli studi di Bergamo e em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é bolsista de pós-doutorado PNPD-Capes no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná e pesquisador do MediaLab UFRJ.

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Publicado

2019-01-31

Como Citar

Poéticas e políticas do rosto na era das imagens inteligentes. (2019). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 46(51). https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2019.147284