O digital como lugar do enxame

perspectivas para explorar a comunicação e o consumo a partir de Byung-Chul Han

Autores

  • Clóvis Teixeira Filho Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v12i1p122-125

Palavras-chave:

comunicação, consumo, digital, mediações, midiatização

Resumo

O livro “No Enxame: perspectivas do digital”, de Byung-Chul Han, apresenta a visão ensaística do filósofo sobre as interações entre sujeitos, mediadas pelos ambientes digitais. Respeito e poder, identidade, predomínio da imagem, excesso de informação e apagamentos ontológicos são alguns dos aspectos tratados. Assim, é possível delinear convergências tanto com as propostas de mediação, quanto de midiatização na Comunicação, que envolvem também o consumo. Dentre essas destacam-se a psicopolítica, a interação humano e não humano, assim como as competências do pesquisador.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Clóvis Teixeira Filho, Universidade de São Paulo

    Doutorando em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), com experiência em organizações líderes no setor de bens de consumo, varejo e serviços. Atualmente, dedica-se à docência no Ensino Superior em cursos de graduação e pós-graduação, assim como na autoria de materiais didáticos e livros. Integrante dos seguintes grupos: Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo (GESC³-USP), Estudos sobre Comunicação, Consumo e Sociedade (UFPR-ECCOS).  

Downloads

Publicado

2020-03-02

Dados de financiamento

Como Citar

O digital como lugar do enxame: perspectivas para explorar a comunicação e o consumo a partir de Byung-Chul Han. Signos do Consumo, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 122–125, 2020. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v12i1p122-125. Disponível em: https://revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/164100.. Acesso em: 28 mar. 2024.