Informação, crenças e atitudes de escolares acerca do uso de Álcool e outras Drogas

Autores

  • Marcus Luciano de Oliveira Tavares
  • Amanda Márcia dos Santos Reinaldo
  • Eliana Aparecida Villa
  • Maria Odete Pereira
  • Marlene Azevedo Magalhães Monteiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2019.000408

Palavras-chave:

Drogas Ilícitas, Bebidas Alcoólicas, Adolescente, Serviços de Saúde Escolar, Saúde do Adolescente, Promoção da Saúde

Resumo

OBJETIVO: conhecer os níveis de informação, crenças e atitudes de escolares acerca do uso de álcool e outras drogas.
MÉTODO: estudo transversal, descritivo e exploratório com uma amostra de 240 escolares da rede municipal de educação de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Foi utilizada a Escala de Representações Sociais do Consumo de Álcool e Drogas em Adolescentes. Os dados foram analisados por meio dos testes t-Student, Mann-Whitney e Correlação de Spearman.
RESULTADOS: o uso de álcool e outras drogas foi apontado por 29,2% da amostra. Foi identificado que o nível de informação influencia em atitudes não permissivas e crenças positivas.
CONCLUSÃO: a capacitação de escolares sobre a temática é uma importante estratégia para intervenção em escolas, devendo ser realizada de maneira intersetorial, envolvendo saúde e educação, pois desse modo, pode-se reduzir o estigma que associa a temática à marginalização.

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Publicado

2019-08-28

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Informação, crenças e atitudes de escolares acerca do uso de Álcool e outras Drogas. (2019). SMAD, Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool E Drogas (Edição Em Português), 15(2), 45-51. https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2019.000408