Percepção do familiar sobre o tratamento de usuários de drogas

revisão integrativa

Autores

  • Cristiana Nelise de Paula Araujo Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP)
  • Clarissa Mendonça Corradi-Webster Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2019.152502

Palavras-chave:

Família, Usuários de Drogas, Centros de Tratamento de Abuso de Substâncias, Resultado do Tratamento

Resumo

Objetivo: realizar revisão integrativa da literatura nacional sobre os tratamentos de usuários de álcool e outras drogas a partir da perspectiva de seus familiares. Método: trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura nacional, nos portais Biblioteca Virtual em Saúde e Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e nas bases de dados Web of Science, The Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature e PsycINFO. Após o processo de análise dos estudos recuperados, foram selecionados 21 estudos. Resultados: na literatura demonstrou-se que os familiares reconheceram os serviços extrahospitalares como importantes para melhorar as relações familiares e as condições de saúde do usuário, sendo importante a inclusão dos familiares nos espaços de tratamento para ajudar os usuários de drogas. Contudo, foram apontados, em estudos, fatores como a insuficiência desses serviços em atender a demanda apresentada, as barreiras no acesso ao tratamento e o desconhecimento desses serviços, contribuindo para a busca de internações – algumas, inclusive, forçadas. Conclusão: é necessária a ampliação dos serviços extrahospitalares, com o oferecimento de apoio aos familiares de usuários de drogas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2019-11-11

Edição

Seção

Artigo de Revisão

Como Citar

Araujo, C. N. de P., & Corradi-Webster, C. M. (2019). Percepção do familiar sobre o tratamento de usuários de drogas: revisão integrativa. SMAD, Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool E Drogas (Edição Em Português), 15(4), 1-13. https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2019.152502