Terminologia, cognição e sociedade: análise dos processos de terminologização e de neologia que caracterizam as denominações da área de Educação do Campo

Autores

  • Fernanda Mello Demai Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.v35i0p5-24

Palavras-chave:

Terminologia, Terminologização, Neologia, Educação do Campo, Cognição, Análise Conceitual

Resumo

Nossa área-alvo é a Educação do Campo, expressão atribuída aos conceitos referentes ao ensino, à aprendizagem e à Educação nas regiões rurais, em que os principais atores são participantes de Movimentos Sociais do Campo. Discutiremos aspectos da configuração semântico-pragmática e dos processos de terminologização, de neologia e de cognição que caracterizam a área-alvo, com ênfase em subprocessos relacionados a composição sintagmática combinada com isolamentos semânticos metafóricos e/ ou metonímicos e/ ou de especificação de domínio. O corpus é constituído por textos legais, de divulgação, pedagógicos e acadêmicos; sua periodicidade é de 2000 a 2010. Seguimos as Teorias Sociocognitiva e Comunicativa da Terminologia, valorizando aspectos cognitivos e comunicativos dos termos, sua contextualização linguística, discursiva, pragmática, sociocultural e histórica.

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Biografia do Autor

  • Fernanda Mello Demai, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

    Fernanda Mello Demai possui Graduação (Bacharelado e Licenciatura) em Letras - Língua Portuguesa e Linguística - pela Universidade de São Paulo - São Paulo - Brasil (2003/ 2004); Mestrado em Linguística (Semiótica e Linguística Geral - Lexicologia e Terminologia - 2006) e Doutorado em Letras (Filologia e Língua Portuguesa - Lexicologia e Terminologia do Português - 2014), pela mesma Universidade. É Professora do Ensino Superior e do Ensino Médio e Técnico; ocupa a função de Diretora de Departamento do Grupo de Formulação e Análises Curriculares no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. É pesquisadora com experiência profissional nas áreas/ atividades: Linguística e Terminologia; Ensino de Língua Portuguesa e de Linguística; Ensino Instrumental; Comunicação Instrumental; produção e avaliação de material didático; elaboração e correção de provas para concursos; revisão de textos técnicos e científicos; elaboração e análise de dicionários terminológicos e glossários de diversas áreas e de língua geral; Currículo de Educação Básica e de Educação Profissional e Tecnológica. Ministra palestras acerca de suas áreas de pesquisa e atuação profissional em diversas instituições, públicas e particulares.

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Publicado

2020-08-05

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Terminologia, cognição e sociedade: análise dos processos de terminologização e de neologia que caracterizam as denominações da área de Educação do Campo. (2020). Tradterm, 35, 5-24. https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.v35i0p5-24