Entre o cinema e a serigrafia: para uma biografia sociológica de Andy Warhol

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2019.133761

Palavras-chave:

Andy Warhol, Mundo da Arte, Sociologia da Arte, Arthur C. Danto, Cinema Underground

Resumo

Procuramos neste artigo reconstruir uma breve biografia sociológica de Andy Warhol, ícone da pop art. Nosso objetivo é identificar em sua trajetória uma dimensão performativa da objetivação como sujeito do campo do artista norte-americano. Warhol transformou um procedimento original – a serigrafia – em obra de arte. Se, por um lado, Andy encontrou um modo específico de estilizar fotografias, por outro, encontrou um modo de legitimar a reprodutibilidade das obras de arte para fins de mercado, isto é, transformou suas obras de arte em mercadorias produzidas em série. No entanto, Warhol, em seus trabalhos cinematográficos, desenvolveu uma perspectiva de gênero com base em sua estética cinematográfica que nos interessa ressaltar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Nicholas Rauschenberg, Universidade de Buenos Aires

    Pesquisador do Conselho Nacional de Pesquisa Científica e Tecnológica da Argentina (Conicet) e professor na Universidade de Buenos Aires, Faculdade de Ciências Sociais.

Referências

Adorno, Theodor W. (2009), “Sobre sujeto y objeto”. In: Adorno, Theodor W. Crítica de la cultura y sociedad ii. Madrid, Akal, pp. 659-674 (Obras completas, vol. 10.2).

Becker, Howard (2008), Mundos del arte: sociología del trabajo artístico. Bernal, Universidad de Quilmes.

Becker, Howard (2016), Mozart, el asesinato y los límites del sentido común: cómo construir teoría a partir de casos. Buenos Aires, Siglo xxi.

Bourdieu, Pierre (1996), As regras da arte. São Paulo, Companhia das Letras.

Bourdieu, Pierre (2006), “A ilusão biográfica”. In: Ferreira, M. M. & Amado, J. (orgs.). Usos & abusos da história oral. Rio de Janeiro, fgv, pp. 183-191.

Bourdieu, Pierre (2011), Las estrategias de la reproducción social. Buenos Aires, Siglo xxi.

Brecht, Stefan (1986), Queer Theater. Nueva York, Methuen.

Bürger, Peter (1987), Teoría de la vanguardia. Barcelona, Península.

Crimp, Douglas (2005), Posiciones críticas: ensayos sobre las políticas del arte y la identidad. Madrid, Akal.

Danto, Arthur (1999), Después del fin del arte: el arte contemporáneo y el linde de la historia. Buenos Aires, Paidós.

Danto, Arthur (2002), La transfiguración del lugar común: una filosofía del arte. Barcelona, Paidós.

Danto, Arthur (2007), “O filósofo como Andy Warhol”. Revista ars, 2 (4): 98-115.

Danto, Arthur (2011), Andy Warhol. Madrid, Paidós.

Danto, Arthur (2012). “O mundo da arte”. In: Duarte, Rodrigo. O belo autônomo: textos clássicos de estética. Belo Horizonte, Autêntica/Crisálida.

Danto, Arthur (2013), ¿Qué es el arte? Buenos Aires, Paidós.

Dickie, George (1974). “What is art? An institutional analisis”. In: Dickie, George. Art and aesthetics: art and institutional analisis. Nueva York, Cornell University Press.

Fabris, Annateresa (2015), “Roy Lichtenstein ou da reprodutibilidade técnica”. Revista ars, 13 (26): 71-90.

Foster, Hal (2011), El retorno de lo real. La vanguardia a fines del siglo. Madrid, Akal.

Foster, Hal (2012), The first pop age: painting and subjectivity in the art of Hamilton, Lichtenstein, Warhol, Richter and Ruscha. Princeton/Oxford, Princeton University Press.

Greenberg, Clement (1997), “Queixas de um crítico de arte”. In: Ferreira, Glória. & Mello, Cecilia. Cotrim de. (orgs.). Clement Greenberg e o debate crítico. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, pp. 117-124.

Hoberman, J. & Rosenbaum, J. (1983), Midnight movies. Nueva York, Da Capo Press.

Huyssen, Andreas (2006), Después de la gran división: modernismo, cultura de masas, postmodernismo. Buenos Aires, Adriana Hidalgo.

Koch, Stephen (1985), The life, world & films of Andy Warhol. Nueva York, Marion Boyars.

Lasch, Christopher (1968), “The cultural cold war”. In: Bernstein, Barton Jannen. (ed.). Towards a new past, dissenting essays in American history. Nueva York, Pantheon.

Oiticica, Hélio (2012), “Mario Montez, Tropicamp”. LaFuga, 14 (1): 1-4.

Siegel, Marc. (1997), “Documentary that dare/not speak its name: Jack Smith’s Flaming creatures”. In: Holmlund, Chris & Fuchs, Cynthia (orgs.). Between the sheets, in the streets: queer, lesbian, gay documentary. Minneapolis, University of Minneapolis Press, pp. 91-106.

Smith, Jack (1997), “The perfect appositeness of Maria Montez”. In: Hoberman, James & Leffingwell, Edward. (eds.). Wait for me at the bottom of the pool: The writings of Jack Smith. Nueva York, High Risk, pp. 25-33.

Sontag, Susan (2012), Contra la interpretación y otros ensayos. Buenos Aires, Del Bolsillo.

Warhol, Andy (2012), Mi filosofía de A a B y de B a A. Barcelona, Tusquets.

Warhol, Andy & hackett, Pat (2008). popismo: The Warhol Sixties. Diarios (1960-1969). Barcelona, Alfabia.

Weitz, Morris (1956), “The role of theory in aesthetics”. The Journal of Aesthetics and Art Criticism, 15 (1): 27-35.

Wittgenstein, Ludwig (2004), Investigaciones filosóficas. Edición bilingüe. México df, Crítica/Unam.

Publicado

2019-04-17

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Entre o cinema e a serigrafia: para uma biografia sociológica de Andy Warhol. (2019). Tempo Social, 31(1), 301-321. https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2019.133761