Por uma sociologia da economia de cunho etnográfico e histórico: entrevista com Marie France Garcia-Parpet

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2019.155376

Palavras-chave:

Marie France Garcia-Parpet, Sociologia econômica, Etnografia, Sociologia dos mercados, Consumo

Resumo

Entrevista com a cientista social Marie France Garcia-Parpet.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Elisa Klüger, Centro Brasileiro de Análise e Planejamento

    Pesquisadora do Programa Internacional de Pós-doutorado do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, Cebrap, e visiting postdoctoral research associate na Princeton University (Bolsista Fapesp processos 2017/13937-1 e 2018/09487-7).

  • Lilian Verena Hoenigsberg Krohn, Universidade de São Paulo

    Mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade de São Paulo.

Referências

Duval, Julien & Garcia-Parpet, Marie-France. (2012), “Les enjeux symboliques des échanges économiques”. Revue Française de Socio-Économie, 10 (2): 13-28. Disponível em https://www.cairn.info/revue-francaise-de-socio-economie-2012-2-page-13.htm.

Fourcade, Marion. (May 2011), “Cents and sensibility: economic valuation and the nature of “nature”. American Journal of Sociology, 116 (6): 1721-1777. Disponível em https://www.jstor.org/stable/10.1086/659640?seq=1#metadata_info_tab_contents.

Garcia-Parpet, Marie-France. (2013), “A sociologia da economia de Pierre Bourdieu”. Sociologia e Antropologia, 3 (5): 91-117. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2238-38752013000500091&script=sci_abstract&tlng=pt.

Garcia-Parpet, Marie France. (2014), “Entretien avec Marie-France Garcia-Parpet, autour de la sociologie économique, avec Pierre Bourdieu réalise par Hélène Ducourant et Fabien Eloire”. Revue Française de Socio-Économie, 13 (1): 181-190. Disponível em https://www.cairn-int.info/article-E_rfse_013_0181--interview-with-marie-france-garcia.htm.

Garcia-Parpet, Marie-France. (1993), “Espace du marché et mode de domination”. Études Rurales, 131-132: 57-72. Disponível em https://www.persee.fr/doc/rural_0014-2182_1993_num_131_1_3431.

Garcia-Parpet, Marie France. (1984), Feira e trabalhadores rurais: as feiras do Brejo e do Agreste Paraibano. Rio de Janeiro, tese de doutorado em antropologia social, Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Garcia-Parpet, Marie-France. (2014), “French biodynamic viticulture: militancy or market niche?”. In: Counihan, Carole & Siniscalchi, Valeria. Food activism: agency, democracy and economy. Londres, Bloomsbury.

Garcia-Parpet, Marie France. (2005), “Le Salon des vins de Loire: convivialité et vocation internationale”. Ethnologie Française, 35: 63-72. Disponível em https://www.cairn.info/revue-ethnologie-francaise-2005-1-page-63.htm.

Garcia-Parpet, Marie-France. (2014), “Marché, rationalité et faits sociaux totaux: Pierre Bourdieu et l’économie”. Revue Française de Socio-Économie, 13 (1): 107-127. Disponível em https://www.cairn.info/revue-francaise-de-socio-economie-2014-1-page-107.html.

Garcia-Parpet, Marie-France. (2007), “Mondialisation et transformations du monde viticole: processus de reclassement des vins du Languedoc-Roussillon”. Sociétés Contemporaines, 68 (4): 37-57. Disponível em https://www.cairn.info/revue-societes-contemporaines-2007-4-page-37.htm?contenu=resume.

Garcia-Parpet, Marie-France. (2004), “Mundialização dos mercados e padrões de qualidade: vinho, o modelo francês em questão”. Tempo Social, 16 (2): 129-150. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-20702004000200006&script=sci_abstract&tlng=pt.

Garcia-Parpet, Marie France. (1997), O Bacurau: étude de cas d’un marché situé dans une usina du Nord-Est du Brésil. Rio de Janeiro, dissertação de mestrado em antropologia social, Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Garcia-Parpet, Marie France. ([1986] 2002), “Representações científicas e práticas mercantis camponesas”. Raízes, 21 (2): 196-211. Disponível em http://revistas.ufcg.edu.br/raizes/artigos/Artigo_21.pdf.

Garcia-Parpet, Marie France; Lecler, Romain & Sorá, Gustavo. (2015), “Foires, salons et marchés internationaux. Circulation des biens symboliques et mondialisation des places marchandes”. In : Guide de l’enquête global en sciences sociales. Paris, cnrs.

Geertz, Clifford. (2003), Le souk de Sefrou: sur l’économie du bazar. Trad. Daniel Cefaï. Saint-Denis, Bouchene.

Geertz, Clifford; Geertz, Hildred & Rosen, Lawrence. (1979), Meaning and order in Moroccan society: three essays in cultural analysis.Cambridge, Cambridge University Press.

Lopes, José Sérgio Leite. (2009), “Lygia Sigaud (1945-2009)”. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 24 (71): 5-8. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092009000300001.

Palmeira, Moacir Gracindo. (1994), Memorial do candidato. Rio de Janeiro, Museu Nacional da UFRJ.

Palmeira, Moacir Gracindo. (2010), Moacir Palmeira depoimento. Rio de Janeiro, cpdoc/fgv; lau/ifcs/ufrj; iscte/iul. Disponível em https://cpdoc.fgv.br/cientistassociais/moacirpalmeira.

Ravasi, Davide; Rindova, Violina; Stigliani, Ileana. (2011), “Valuing products as cultural goods: framework and empirical illustration”. In: Beckert, Jens. The worth of goods: valuation and pricing in the Economy. Oxford, Oxford University Press.

Downloads

Publicado

2019-08-07

Edição

Seção

Entrevistas

Como Citar

Por uma sociologia da economia de cunho etnográfico e histórico: entrevista com Marie France Garcia-Parpet. (2019). Tempo Social, 31(2), 263-278. https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2019.155376