Lugares e não lugares em Marc Augé

Autores

  • Teresa Sá Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Arquitectura. Departamento de Ciências Sociais e do Território

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-20702014000200012

Resumo

O termo "não lugares", utilizado por Mare Augé pela primeira vez em 1992 em seu livro Não lugares, acompanha a sua obra eomo se incorporasse algo fundamental para a compreensão da sociedade contemporânea. Ao longo deste artigo procuramos clarificar o sentido, ou os vários sentidos, que Marc Augé lhe dá, analisando entre outros aspectos a discussão sobre os centros comerciais como "não lugares" e procurando semelhanças e diferenças entre os "não lugares" e o "espaço de fluxos" (Castells). A pergunta que parece estar sempre subjacente ao pensamento de Marc Augé é saber de que forma os "não lugares" podem provocar uma perda de nós mesmos como grupo, como sociedade, passando a prevalecer o indivíduo isolado ou "solitário".

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Augé, Marc. (1989), Domaines et chateau. Paris, Éditions du Seuil.

______. (1994a), Pour une anthropologie des mondes contemporains. Paris, Aubier.

______. (1994b), Le sens des autres. Actualité de l’anthropologie. Paris, Fayard.

______. (1998), A guerra dos sonhos. Oeiras, Celta.

______. (2003), Le temps en ruines. Paris, Galilée.

______. ([1992] 2005), Não lugares: introdução a uma antropologia da sobremodernidade. 1ª edição francesa. Lisboa, 90 Graus.

______. ([2003] 2006), Para que vivemos? 1ª edição francesa. Lisboa, 90 Graus.

______. (2011), Où est passé l´avenir? Paris, Éditions du Seuil.

Bauman, Zygmunt. (2007), Vida de consumo. Madri, Fondo de Cultura Económica de España.

Benjamin, Walter. (2001), “Paris, capital do século xix”. In: Fortuna, Carlos (org.). Cidade, cultura e globalização. Oeiras, Celta, pp. 67-80.

Castells, Manuel. (2002), A sociedade em rede. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, vol. 1.

Cruz, Sofia Alexandra. (2009), “Novas ‘catedrais’ de trabalho: experiências laborais em centros comerciais”. Actas do v Congresso Português de Sociologia. Universidade do Minho, 12-15 de maio de 2004.

De Certeau, Michel. (1980), L’invention du quotidian: arts de faire. Paris, Union Général d’Éditions.

Elias, Norbert. (1999), Introdução à sociologia. Lisboa, Edições 70.

Foucault, Michel. (2005), “Espaços outros”. Revista de Comunicação e Linguagens. Lisboa, Relógio d’Água, n. 34/35, jun.

Giard, Luc & Mayol, Pierre. (1980), L’invention du quotidian: habiter, cuisiner. Paris, Union Général d’Éditions.

Lefebvre, Henri. ([1974] 2000), La prodution de l’espace. Paris, Anthropos.

Lévi-Strauss, Claude. (1987), Mito e significado. Lisboa, Edições 70.

______. ([1955] 1993), Tristes trópicos. Lisboa, Edições 70.

Lynch, Kevin. (2007), A boa forma da cidade. Lisboa, Edições 70.

Mauss, Marcel. ([1950] 2004), Sociologie et anthropologie. Paris, Presses Universitaires de France.

Mendes, Maria Manuela. (2012), “Bairro da Mouraria, território de diversidade: entre a tradição e o cosmopolitismo”. Sociologia, número temático, pp. 15-41.

Montaner, Josep Maria. (2001), A modernidade superada. Barcelona, Gustavo Gili.

Monteiro, Pedro. (2003), “Espaço público no centro comercial: o Amoreiras como porta de entrada”. Trajectos, 3: 9-18.

Pinson, Daniel & Bekkar, Rabia. (1999), “Urban renewal, ethnicity and social exclusion in France”. In: Khaker, Abdul, Somma, Paola & How, Thomas (eds.).

Urban renewal, ethnicity and social exclusion in Europe. Inglaterra/Estados Unidos, Ashgate Publishing, pp. 103-125.

Sassen, Saskia. (2001), The global city: New York, London, Tokyo. New Jersey, Princeton University Press.

Sennett, Richard. (1989), “The civitas of seeing”. Places, 5 (4): 82-84.

______. (2000), “Street and office: two sources of identity”. In: Hutton, Will & Giddens, Anthony. On the edge, living with global capitalism. Londres, Jonathon Cape, pp. 175-190.

______. ([1974] 2002), El declive del hombre público. Barcelona, Península.

Simenon, Georges. ([1931] 2006), Pedigree. Lisboa, asa.

Simmel, Georg. ([1908] 1992), Sociologie. Paris, Presses Universitaires de France.

______. ([1908] 2004), Fidelidade e gratidão e outros textos. Lisboa, Relógio d’Água.

Weber, Max. ([1922] 1971), Économie et societé. Paris, Plon, vol. 1.

Downloads

Publicado

2014-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar