O alienista: loucura, poder e ciência

Autores

  • Roberto Gomes Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.1590/ts.v5i1/2.84953

Palavras-chave:

Ciência, Loucura, Poder, O Alienista, Machado de Assis, Positivismo

Resumo

Este artigo analisa o conto de Machado de Assis, O Alienista. Ficção centrada nos delírios de Simão Bacamarte, médico-psiquiatra, nela estão referidas as pretensões e impasses das concepções científicas do século XIX, em particular do Positivismo, que tem vínculos profundos com o nascimento das Ciências Humanas. De um lado, a sede de explicação rigorosa do seu objeto, no caso, a Loucura e, de outro, o direito que se arroga de dizer a verdade a respeito da Loucura e do Louco e de agir sobre ele com plenos e legítimos direitos. A obra de Machado denuncia o vínculo entre ciência e poder bem como a ursurpação, pelo homem de ciência, do direito que cada um tem de dizer a sua própria verdade. O que conduz à ironia final: parece haver mais loucura na pretensão de estabelecer com nitidez a linha divisória entre Razão e Loucura do que em perder-se entre seus supostos limites.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Roberto Gomes, Universidade Federal do Paraná

    Escritor e professor de Filosofia da Universidade Federal do Paraná.

Referências

ASSIS, Machado de. (1979) O Alienista. In: Obra Completa. Vol. II, Conto e Teatro. Organizada por Afrânio Coutinho, 4ª edição, ilustrada. Rio de Janeiro, Editora Nova Aguilar, p. 253-288.

FOUCAULT, Michel. (1978) História da loucura na Idade Clássica. Trad. de José Teixeira Coelho Netto. São Paulo, Editora Perspectiva.

FOUCAULT, Michel. (1979) Microfísica do poder. Organização e tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro, Edições Graal.

FOUCAULT, Michel. (1987) As palavras e as coisas. Uma arqueologia das ciências humanas. Tradução Salma Tannus Muchail, 4ª edição. São Paulo, Martins Fontes Editora.

Downloads

Publicado

1993-07-06

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O alienista: loucura, poder e ciência. (1993). Tempo Social, 5(1/2), 145-160. https://doi.org/10.1590/ts.v5i1/2.84953