O PRENÚNCIO DO ESCRITOR: UMA ANÁLISE DO TEXTO JORNALÍSTICO DE GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i34.145795

Palavras-chave:

jornalismo, literatura, Gabriel García Márquez

Resumo

O presente trabalho busca identificar características do texto informativo que surgem na produção jornalística de Gabriel García Márquez, para compreender de que forma o autor se adapta às normas de padronização instituídas no jornalismo moderno, ou as refuta, em um período de sua vida que pode ser reconhecido como importante para sua formação como futuro escritor. O estudo bibliográfico focaliza a sua coletânea jornalística e demonstra que, em seus primeiros anos de profissão, García Márquez rejeitou a excessiva padronização textual, adotando características que marcariam seu texto como representante da vertente do novo jornalismo latino-americano.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Bibiana de Paula Friderichs, Universidade de Passo Fundo

    Graduação em Comunicação Social Radialismo pela Universidade de Passo Fundo (2000), em Comunicação Social Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo (2003), mestrado (2006) e doutorado (2010) em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Atualmente é professora na Faculdade de Artes e Comunicação da Universidade de Passo Fundo, junto aos cursos de Jornalismo e Publicidade. 

  • Fábio Luis Rockenbach, Universidade de Passo Fundo

    Graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo, mestrado em Produção e Recepção do Texto Literário pelo PPGL da Universidade de Passo Fundo e especialização em Cinema e Linguagem Audiovisual pela Universidade Gama Filho.  Atualmente é docente dos Cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda da Universidade de Passo Fundo, e supervisor de área no Núcleo Experimental de Jornalismo da FAC-UPF.

Downloads

Publicado

2018-12-21

Edição

Seção

Dossiê 34: Literatura e Jornalismo: suportes e fronteiras

Como Citar

FRIDERICHS, Bibiana de Paula; ROCKENBACH, Fábio Luis. O PRENÚNCIO DO ESCRITOR: UMA ANÁLISE DO TEXTO JORNALÍSTICO DE GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ. Via Atlântica, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 175–192, 2018. DOI: 10.11606/va.v0i34.145795. Disponível em: https://revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/145795.. Acesso em: 16 abr. 2024.