Natureza, Romantismo e Espiritualidade na poesia de Helena Kolody, Sigrid Renaux e Marcele Aires

Autores

  • Marciano Lopes Silva Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i24.55316

Palavras-chave:

Literatura paranaense, Poesia paranaense, Poesia de autoria feminina, Ecofeminismo, Romantismo

Resumo

O artigo discute a importância da natureza para a construção de uma identidade feminina na poesia de três autoras paranaenses: Hekena Kolody, Sigrid Renaux e Marcele Aires. Na obra das três poetas, a natureza é muito importante para a espiritualidade do eu-lírico feminino, que busca, por meio de sua contemplação, alcançar uma comunhão com o cosmos. Para isso, a estética do haikai é de extrema importância, especialmente na poesia de Renaux, que compartilha com Kolody a crença romântica nas correspondências universais. Ainda que não exista uma evidente preocupação ambientalista, há em comum uma consciência ambiental e, na poesia de Marcele Aires, evidentes traços de uma postura ecofeminista.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marciano Lopes Silva, Universidade Estadual de Maringá
    Graduação em Oceanologia e Letras (ambas pela FURG), mestrado na área de Literatura Brasileira (UFRGS) e doutorado nas áreas de Literatura Comparada e Literatura e Sociedade (UNESP). Lecionou na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e, desde 1997, é professor do Departamento de Letras (DLE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A partir de maio de 2013 passará, com a divisão do departamento, a ser lotado no departamento de Teorias Literárias e Linguísticas (DTL).

Downloads

Publicado

2013-12-24

Edição

Seção

Dossiê 24: Gênero, Sexualidades e novas subjetividades nas Literaturas de Língua Portuguesa

Como Citar

Natureza, Romantismo e Espiritualidade na poesia de Helena Kolody, Sigrid Renaux e Marcele Aires. (2013). Via Atlântica, 14(2), 161-181. https://doi.org/10.11606/va.v0i24.55316