A carta, a tradição e a voz feminina

Autores

  • Kelvin Falcão Klein Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i24.58054

Palavras-chave:

Literatura portuguesa contemporânea, Poesia, Epistolografia, Feminino

Resumo

O objetivo deste ensaio é articular dois momentos poéticos distintos entre si a partir de dois motivos comuns: a voz feminina e a carta como dispositivo de filiação. Os dois momentos poéticos são aqueles representados pelas Novas cartas portuguesas, de Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa, e pelo o livro O poeta de Pondichéry, de Adília Lopes. A carta será então considerada como um procedimento de substituição da presença e da voz, movimentação que fica ainda mais pertinente quando se acrescenta ao cenário a própria reivindicação de uma “voz feminina” atrelada a esse procedimento.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Kelvin Falcão Klein, Universidade Federal de Santa Catarina
    Mestre em Literatura Comparada pela UFRGS. Doutor em Teoria Literária pela UFSC. Tutor do curso de Licenciatura Letras-Português, modalidade à distância, da Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2013-12-24

Edição

Seção

Dossiê 24: Gênero, Sexualidades e novas subjetividades nas Literaturas de Língua Portuguesa

Como Citar

KLEIN, Kelvin Falcão. A carta, a tradição e a voz feminina. Via Atlântica, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 117–131, 2013. DOI: 10.11606/va.v0i24.58054. Disponível em: https://revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/58054.. Acesso em: 20 abr. 2024.