Reflexividades nas relações homoeróticas em Al Berto e João Gilberto Noll

Autores

  • Paulo César Souza García Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i24.58115

Palavras-chave:

Homoerotismo, Narrativas do eu, Reflexividades do corpo

Resumo

Este texto visa a analisar os envolvimentos homoeróticos nas obras literárias de Al Berto e João Gilberto Noll, tendo como ponto de partida a noção de reflexividade do eu, de Anthony Giddens. Compreender como as personagens atuam, como falam com o corpo é imperativo para interpretar o suporte do desencaixe, termo próprio de Giddens, aqui adotado para ler/ver as identidades errantes. Assim, nos romances Lunário e A fúria do corpo, as experiências com o homoerotismo podem ser tratadas como reflexividades do corpo nas desvinculadas relações do eu.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Paulo César Souza García, Universidade do Estado da Bahia

    Doutor em Literatura (UFSC). Professor do Departamento de Educação - Núcleo de Estudos Literários e do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural Campus II Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Downloads

Publicado

2013-12-24

Edição

Seção

Dossiê 24: Gênero, Sexualidades e novas subjetividades nas Literaturas de Língua Portuguesa

Como Citar

GARCÍA, Paulo César Souza. Reflexividades nas relações homoeróticas em Al Berto e João Gilberto Noll. Via Atlântica, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 197–218, 2013. DOI: 10.11606/va.v0i24.58115. Disponível em: https://revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/58115.. Acesso em: 19 abr. 2024.