Imagens escolares na literatura: algumas reflexões

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i28.96015

Palavras-chave:

literatura, escola, representações

Resumo

Um olhar da literatura sobre a escola nos possibilita novos ângulos de observação. Nas últimas décadas muitas coisas mudaram de forma significativa no mundo, mas a escola parece ter mantido, com poucas exceções, noções que resultam no fastio do aluno e na ausência de questionamentos. Nesse estudo, buscaremos perceber tais noções através das impressões escolares contidas nas seguintes obras: Emília no País da Gramática, de Monteiro Lobato; Alice no país das maravilhas, de Lewis Caroll; Chove nos campos de Cachoeira, de Dalcídio Jurandir; Zeus ou a menina e os óculos, de Maria Lúcia Medeiros e A professora de desenho e outras histórias, de Marcelo Coelho.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Nilo Carlos Pereira Souza, Universidade Federal do Pará
    Dr. em Teoria Literária (UFSC), professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), coordenador do Grupo de Estudos Literários na Amazônia e Formação de Leitor (GELAFOL).
  • André Cordeiro Teixeira, Universidade Federal de Tocantins
    Professor adjunto na Universidade Federal do Tocantins. Doutor em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo - USP (2003-2008), Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Pará (2000-2003), Licenciado em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará (1993-1997), Bacharel em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal do Pará (1998-2002). Atua na graduação em Pedagogia (Literatura Infanto-juvenil e Metodologia da linguagem) no campus de Tocantinópolis e no Mestrado em Letras (Ensino de literatura e outras linguagens) no campus de Araguaína.Parecerista do LL JOURNAL, Revista de Língua e Literatura Hispânica e Luso-brasileira da City University of New York.Áreas de interesse: Literatura e outras artes, Literatura e sociedade, Formação de leitores.

Downloads

Publicado

2015-12-22

Edição

Seção

Dossiê 28: Literatura e Educação

Como Citar

Imagens escolares na literatura: algumas reflexões. (2015). Via Atlântica, 16(2), 279-294. https://doi.org/10.11606/va.v0i28.96015