Mapeamentos iniciais do jornalismo digital independente em Mato Grosso: uma análise de autodescrições de sites

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v22i2p357-374

Palavras-chave:

Jornalismo independente, Jornalismo alternativo, Mato Grosso

Resumo

Este artigo tem como objetivo iniciar a análise de 22 das mais de 50 iniciativas jornalísticas digitais mapeadas pelo projeto “Jornalismo Digital em Mato Grosso: Práticas e construção identitária em meios independentes”. Para compreender e analisar quais palavras e termos eram mais recorrentes na autodescrição das iniciativas, construímos nuvens de palavras, investigando como se constitui identitariamente o jornalismo produzido em Mato Grosso que se apresenta como independente. Além dos sites próprios, analisamos iniciativas que se preocupam em fazer uma autodescrição apenas nas redes sociais. Articulamos a discussão a perspectivas como as de Patrício e Silva (2018), Oliveira (2019) e Assis et al (2017). A ideia de jornalismo isento e imparcial pode ser reforçada ou questionada de forma a admitir que existem posições e opiniões na construção jornalística autodenominada independente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Tamires Ferreira Coêlho, Universidade Federal de Mato Grosso

    Professora do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutora em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. Membro da Red AmLat e dos grupos CICLO e Processocom. 

  • Vinícius Guedes Pereira de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso

    Professor de Graduação em Jornalismo na Universidade Federal de Mato Grosso e do Programa de Pós-Graduiação em Comunicação e Poder, pela mesma instituição. Doutor em Comunicação na Universidade Paulista (UNIP), jornalista, fotógrafo, documentarista e professor da UFU.

  • Thays Luz Amorim, Universidade Federal de Mato Grosso

    Graduanda em Jornalismo na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). 

  • Letícia Fernanda Souza Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso

    Graduanda em Jornalismo na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). 

Referências

ASSIS, Evandro et al. Autonomia, ativismo e colaboração: contribuições para o debate sobre a mídia independente contemporânea. Pauta Geral - Estudos em Jornalismo, Ponta Grossa, v. 4, n.1, pág. 3-20, 2017.
FRANÇA, Erick Caldeira de. Modelos de negócio no jornalismo independente e digital brasileiro. Monografia de pós-graduação em jornalismo digital e produção multimídia do Instituto e Educação Superior de Brasília - IESB, 2016.
HUNTER, Andrea. Crowdfunding Independent and Freelance Journalism: Negotiating Journalistic Norms of Autonomy and Objectivity. New Media & Society, v. 17, n.2, pág. 272–288, 2015.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. PNAD - Pesquisa nacional por amostra de domicílios: síntese de indicadores 2015. Rio de Janeiro: IBGE, 2016.
OLIVEIRA, Dennis. Breves reflexões sobre o jornalismo alternativo. Revista Alterjor. São Paulo, v. 2, n. 20, Julho-Dezembro 2019.
PATRÍCIO, Edgard; BATISTA, Raphaelle. Elementos de identidade jornalística em autonarrativas de grupos de produção de jornalismo independente em plataformas digitais. 15º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, ECA/USP – São Paulo – Novembro de 2017. Anais... São Paulo, 2017.
PATRÍCIO, Edgard; SILVA, Naiana Rodrigues da. Territorialidade e ethos em iniciativas de jornalismo independente do Nordeste. 16º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, FIAM-FAAM / Anhembi Morumbi – São Paulo – Novembro de 2018. Anais... São Paulo, 2018.
REIS, Mariana. Comunicar, resistir: um olhar sobre as práticas discursivas em rede do jornalismo independente no Brasil. Vozes e Diálogo, Itajaí, v. 16, n. 1, pág. 193-204, jan./jun. 2017.
XAVIER, Aline Cristina Rodrigues. Agência pública: espaços, atores, práticas e processos em reconfiguração na produção de investigações jornalísticas. 2015. 172 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2015.

Downloads

Publicado

2020-07-15

Como Citar

Mapeamentos iniciais do jornalismo digital independente em Mato Grosso: uma análise de autodescrições de sites. (2020). Revista Alterjor, 22(2), 357-374. https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v22i2p357-374