Apocalipse carioca: peste, guerra, fome e morte no noticiário

Autores

  • Gabriela Nóra Pacheco Latini Universidade Federal do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0002-6342-4383
  • Débora Moreira de Castro Mesquita Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Mariana Souza Martins Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Ramon Valença Moniz de Andrade Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v22i2p195-209

Palavras-chave:

Jornalismo construtivo, Rio de Janeiro, critérios de noticiabilidade

Resumo

O presente artigo é resultado de uma pesquisa mais ampla que se propõe a investigar como o noticiário carioca utiliza o aspecto negativo como principal critério de noticiabilidade. O “Jornalismo Construtivo” preconiza uma nova forma de abordagem das notícias pautado na função social do jornalismo, entendendo que deve-se ir além de apenas tornar público um problema, mas também munir sua audiência de informações inspiradoras que foquem em possíveis soluções.  A partir desse conceito, a hipótese central deste trabalho é a de que o ambiente apontado pela mídia pode causar pessimismo e provocar uma sensação de apatia diante de um cenário apocalíptico. Usando como metáfora os quatro cavaleiros do apocalipse bíblico – Peste, Guerra, Fome e Morte – como instrumento de análise, observa-se que as manchetes imprimem um tom de caos absoluto na cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Nóra Pacheco Latini, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Adjunta de Comunicação Social da Escola de Comunicação ECO/UFRJ, pesquisadora CNPq, jornalista e membro do Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária (LECC) da ECO/UFRJ.

Débora Moreira de Castro Mesquita, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestranda no Programa de pós-graduação EICOS - IP/UFRJ. Integrante dos grupos de pesquisa MEDIATIO: Núcleo Interdisciplinar de Mediações, Humanidades e Subjetividades e membro do Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária (LECC) da ECO/UFRJ.

Mariana Souza Martins, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Jornalista formada pelo curso de Comunicação Social – Jornalismo da ECO/UFRJ e membro do Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária (LECC) da ECO/UFRJ.

Ramon Valença Moniz de Andrade, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Estudante de Comunicação Social – Jornalismo da ECO/UFRJ, bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC – CNPq) e membro do Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária (LECC) da ECO/UFRJ.

Referências

GALTUNG, J and RUGE, M. The Structure of Foreign News: The presentation of the Congo, Cuba and Cyprus crises four Norwegian newspapers. In.: WOLF, Mauro. Teoria das comunicações de massa. 6ª ed. São Paulo. WMF Martins Fontes, 2012, p. 215.

GOFFMAN, Erving. Os quadros da experiência social: uma perspectiva de análise. Petrópolis: Editora Vozes, 2012.

HAAGERUP, Ulrik. Constructive news. Dinamarca: Aarhus University Press, 2017.

JACKSON, J. You are what you read. Grã Bretanha. 1ª ed.Editora: CPI Group, 2019.

SINGER, B. Modernidade, hiperestímulo e o início do sensacionalismo popular in CHARNEY, Leo & SHWARTZ, Vanessa R. O cinema e a invenção da vida moderna. 2ª ed. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

SONTAG, Susan. A Doença como Metáfora. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

_________. Aids e Suas Metáforas. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

THOMPSON, John B. Mídia e Modernidade, uma teoria social da Mídia. 5ª ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1998.

TRAQUINA, Nelson. Teorias do Jornalismo, Volume I: Porque as notícias são como são. 2.ed. Florianópolis: Insular, 2005.

__________. Teorias do jornalismo Volume II – A tribo jornalística – uma comunidade interpretativa transnacional. 2ª ed. Florianópolis: Insular, 2008.

TUCHMANN, Gaye. A objetividade como ritual estratégico: uma análise das noções de objetividade dos jornalistas. In.: TRAQUINA, Nelson (org.) Jornalismo - questões, teorias e “estórias”. Lisboa: Vega, 1993, p. 74-90.

WOLF, Mauro. Teoria das comunicações de massa. 6ª ed. São Paulo. WMF Martins Fontes, 2012.

Downloads

Publicado

2020-07-15

Como Citar

Latini, G. N. P., Mesquita, D. M. de C., Martins, M. S., & de Andrade, R. V. M. (2020). Apocalipse carioca: peste, guerra, fome e morte no noticiário. Revista Alterjor, 22(2), 195-209. https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v22i2p195-209