O espaço delas: a participação de artistas mulheres nos panoramas tridimensionais do MAM-SP (1972-1991)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.188228Palavras-chave:
Panorama de Arte Atual Brasileira, Escultura, Campo tridimensional, Feminismo, Artista MulherResumo
Sob uma visada feminista, o artigo investiga a presença de artistas mulheres nas edições do Panorama de Arte Atual Brasileira (programa do Museu de Arte Moderna de São Paulo) dedicadas ao campo tridimensional, entre 1972 e 1991. O objetivo é verificar de que modo a justaposição desses indicadores produz um campo de obliteração generificado, raramente abordado pela historiografia. A partir de amplo diagnóstico quantitativo da participação delas e de artistas homens, teceu-se comparações por gerações e níveis de legitimação, buscando entender as razões socioestruturais dos desequilíbrios de gênero do sistema da arte no período. De par com isso, analisou-se o conjunto de obras selecionadas, de modo a identificar certas recorrências e singularidades e como elas foram incorporadas pelo sistema.
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