Histórias apagadas do teatro no Brasil: o caso das mágicas na cidade do Rio de Janeiro

Autores

  • Ana Paula Brasil Guedes Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro. Escola Técnica Estudal de Teatro Martins Pena.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v11i1p8-22

Palavras-chave:

alegoria teatral, cenografia, gênero teatral híbrido, maquinaria teatral, teatro de formas animadas

Resumo

Este artigo apresenta resultados da investigação que examinou a mágica teatral, no Rio de Janeiro, entre 1850 e 1920. Aponta um caminho de pesquisa, levantando a discussão sobre a ausência dos estudos dos gêneros híbridos na historiografia das artes cênicas no Brasil. Para o estudo, de base exploratória, foi aplicado o método indiciário, sob quadro teórico da História Cultural. Uma abordagem qualitativa permitiu a análise sobre as narrativas visuais de gêneros fronteiriços, no âmbito das alegorias, para ilustrar aspectos da mágica.

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Biografia do Autor

  • Ana Paula Brasil Guedes, Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro. Escola Técnica Estudal de Teatro Martins Pena.

    Docente na Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena, unidade de ensino da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec/RJ). Integrante do Laboratório de Estudos do Espaço Teatral e Memória Urbana, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Artista, pesquisadora e professora de artes cênicas.

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Publicado

2021-06-30

Como Citar

Histórias apagadas do teatro no Brasil: o caso das mágicas na cidade do Rio de Janeiro. (2021). Revista Aspas, 11(1), 8-22. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v11i1p8-22