Do repúdio à aclamação, e o Recife conheceu a "incoerente" opereta

Autores

  • Leidson Malan Monteiro de Castro Ferraz Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v11i1p23-34

Palavras-chave:

crítica teatral, história do teatro brasileiro, história do teatro pernambucano, século XIX, teatro musicado

Resumo

Este artigo lança luz sobre a presença da primeira companhia específica de operetas no Recife, a Bouffes Parisienses, no ano de 1867, que chocou o público pernambucano com as características de um novo gênero do teatro cômico musicado. Além das polêmicas levantadas, inclusive sobre o mau uso de subvenções públicas, a equipe motivou o gosto popular crescente da plateia recifense pelas operetas até sua consagração. O impacto dessa situação é traçado a partir de notícias, críticas e anúncios de jornais, em diálogo com artigos e livros voltados à história do teatro brasileiro.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Leidson Malan Monteiro de Castro Ferraz, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas.

    Doutorando em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ator, jornalista, crítico e historiador do teatro.

Referências

Fontes periódicas

BEGICAS. Le Croquefer. Diario de Pernambuco, Recife, p. 2, 3 jun. 1867. Disponível em: https://bit.ly/3Cwuwej. Acesso em: 4 out. 2022.

CHEGOU… Diario de Pernambuco, Recife, p. 2, 23 mai. 1867. Disponível em: https://bit.ly/3SWoIjA. Acesso em: 4 out. 2022.

É VERDADEIRAMENTE… Diario de Pernambuco, Recife, p. 1, 6 jun. 1867. Disponível em: https://bit.ly/3e8wIzp. Acesso em: 4 out. 2022.

EFEITOS… Diario de Pernambuco, Recife, p. 2, 3 jun. 1867. Disponível em: https://bit.ly/3e2Biiy. Acesso em: 4 out. 2022.

NA QUARTA-FEIRA… Diario de Pernambuco. Recife, p. 1, 22 set. 1865. Disponível em: https://bit.ly/3Ca2SCs. Acesso em: 4 out. 2022.

NOURY. A Companhia… Diario de Pernambuco, Recife, p. 3, 27 mai. 1867. Disponível em: https://bit.ly/3yeN6Fe. Acesso em: 4 out. 2022.

SANS NOM. Os buffos parisienses. Diario de Pernambuco, Recife, p. 3, 9 jul. 1867. Disponível em: https://bit.ly/3fL3xTC. Acesso em: 4 out. 2022.

Referências bibliográficas

CALLIPO, D. M. As grandes estrelas do Alcazar Lyrique do Rio de Janeiro: a edificação de um mito. Historiæ, Rio Grande, RS, v. 8, n. 2, p. 31-46, 2017.

GUINSBURG, J.; FARIA, J. R.; LIMA, M. A. (coord.). Dicionário do teatro brasileiro: temas, formas e conceitos. São Paulo: Perspectiva, 2006.

MENCARELLI, F. A. Cena aberta: a absolvição de um bilontra e o teatro de revista de Arthur Azevedo. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1999.

NEVES, L. A opereta francesa: alguns apontamentos para compreender sua história. Ephemera, Ouro Preto, MG, v. 1, n. 1, p. 41-60, 2018.

SILVA, J. A. S. Música e ópera no Santa Isabel: subsídio para a história e o ensino da música no Recife. Recife: Editora UFPE, 2006.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Como Citar

Do repúdio à aclamação, e o Recife conheceu a "incoerente" opereta . (2021). Revista Aspas, 11(1), 23-34. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v11i1p23-34