Albano Pereira e seu Circo Universal na Porto Alegre oitocentista

Autores

  • Lara Rocho Sem registro de afiliação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v11i1p35-47

Palavras-chave:

espaço, espetáculo, diversão, lazer, urbano

Resumo

Este artigo trata do artista e empresário circense Albano Pereira e de seu Circo Zoológico Universal em Porto Alegre, entre os anos de 1875-1878. tem como objetivo pensar a relevância da construção de um circo estável enquanto espaço de espetáculo, lazer e diversão num contexto de escassez e precariedade de espaços afins. Pretende-se, ainda, refletir sobre as ações de reforma e disciplinamento do uso do espaço urbano e, em meio a isso, verificar o lugar delegado à arte.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lara Rocho, Sem registro de afiliação

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); mestre em história. Dissertação de mestrado apresentada em 2018 e publicada em 2020 através do Prêmio Funarte de Estímulo ao Circo 2019. História Cultural. Prof. ª Dra. Carla Simone Rodeghero. Artista e professora de pilates e dança aérea em tecido no Circo Híbrido.

Referências

Bibliografia

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. Petrópolis: Vozes, 1998.

CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 2002.

COSTA FRANCO, Sérgio da. Porto Alegre: guia histórico. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1992.

DAMASCENO, Athos. Palco, salão e picadeiro em Porto Alegre no século XIX: contribuições para o estudo do processo cultural do Rio Grande do Sul. Rio de Janeiro: Globo, 1956.

FISCHER, Luiz Augusto. Antes do chalé. In: SCHMIDTT, Ricardo Morem (org.). O chalé e a praça XV: histórias de Porto Alegre. Porto Alegre: Telos, 2006.

LOPES, Daniel de Carvalho. Um Brasil de circos: a produção da linguagem circense do século XIX aos anos de 1930. Campinas: Circonteudo, 2022.

NORONHA, Paulo. O circo. São Paulo: Cruzeiro do Sul, 1948. v. 1.

ROCHO, Lara. Senhoras e senhores, com vocês: Albano Pereira, seus circos estáveis e o Magnífico Circo Praça: Porto Alegre e Rio Grande, 1875-1887. Porto Alegre: Libretos, 2020.

SILVA, Erminia; ABREU, Luís Alberto de. Respeitável Público…: o circo em cena. Rio de Janeiro: Funarte, 2009.

SILVA, Erminia; ABREU, Luís Alberto de. Circo-teatro: Benjamim de Oliveira e a teatralidade circense no Brasil. São Paulo: Altana, 2007.

WEBER, Beatriz Teixeira. Códigos de posturas e regulamentação do convívio social em Porto Alegre, no século XIX. 1992. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1992.

Fontes

PORTO ALEGRE. Câmara Municipal. Livro de atas: 1875-1882. Porto Alegre: Câmara Municipal. nº 129, 31 maio 1875. Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho (AHPA).

O DESPERTADOR. Desterro: [s.n.], ano 13, n. 1300, 3 ago. 1875. Disponível em: http://memoria.bn.br/pdf/709581/per709581_1875_01300.pdf. Acesso em: 3 out. 2022.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Como Citar

Albano Pereira e seu Circo Universal na Porto Alegre oitocentista. (2021). Revista Aspas, 11(1), 35-47. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v11i1p35-47