Um olhar para o circo, o teatro e os espetáculos de variedades guiado pela pena de Machado de Assis

Autores

  • Daniel de Carvalho Lopes Sem registro de afiliação
  • Erminia Silva Sem registro de afiliação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v11i2p8-22

Palavras-chave:

circo, teatro, Machado de Assis, história do espetáculo, crítica

Resumo

Adotando como referencial as críticas teatrais, crônicas e demais produções literárias do escritor Machado de Assis, pretendemos por meio deste artigo apresentar um olhar para as apresentações circenses, teatrais e de variedades do Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX. Guiados por seus escritos, podemos entrar em contato com suas posturas críticas e preferências quanto às ofertas artísticas do período e compreender, em certa medida, a profusão de exibições circenses e de variedades na cidade, a concorrência que ofereciam às produções teatrais e mesmo os discursos contrários aos espetáculos de circo proferidos tanto por Machado de Assis quanto por outros autores do período. Assim, as crônicas e críticas machadianas abordam interessante panorama do cenário da dramaturgia, das exibições circenses e de atrações variadas da época, favorecendo a compreensão do funcionamento da cena artística e dos divertimentos nacionais na segunda metade do século XIX.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Daniel de Carvalho Lopes, Sem registro de afiliação

    Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Coordenador do portal Circonteúdo. Integrante do Grupo de Pesquisa em Circo da Faculdade de Educação Física da Unicamp (Circus - FEF - Unicamp - Cnpq).

  • Erminia Silva, Sem registro de afiliação

    Doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Coordenadora do portal Circonteúdo. Cocoordenadora do Grupo de Pesquisa em Circo da Faculdade de Educação Física da Unicamp (Circus – FEF – Unicamp – Cnpq).

Referências

A SEMANA. Gazeta de Noticias, Rio de Janeiro, ano 19, n. 21, p. 1, 22 jan. 1893.

AZEVEDO, Arthur. Palestra. O Paiz, Rio de Janeiro, ano 10, n. 4282, 28 abr. 1894. Caderno B, p. 1.

CARVALHO, José Murilo de. Os bestializados: o Rio de Janeiro e a república que não foi. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

ELEAZAR [Joaquim Maria Machado de Assis]. Folhetim do Cruzeiro: notas semanaes. O Cruzeiro, Rio de Janeiro, ano 1, n. 236, p. 1, 25 ago. 1878a.

ELEAZAR [Joaquim Maria Machado de Assis]. Folhetim do Cruzeiro: notas semanaes. O Cruzeiro, Rio de Janeiro, ano 1, n. 243, p. 1, 1 set. 1878b.

FARIA, João Roberto. Machado de Assis e os estilos de interpretação teatral de seu tempo. Revista USP, São Paulo, n. 77, p. 135-148, 2008. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i77p135-148

FONSECA, Daniel Gomes da. Em torno da ironia: análise de Dom Casmurro, de Machado de Assis. 2014. Dissertação (Mestrado em Teoria Literária) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

IMPERIAL Theatro de S. Pedro de Alcantara. Diario do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, n. 23, p. 4, 28 ago. 1827a.

IMPERIAL Theatro de S. Pedro de Alcantara. Diario Mercantil, Rio de Janeiro, v. 9, n. 76, p. 4, 1 out. 1827b.

LIMA, Evelyn Furquim Werneck. Das vanguardas à tradição: arquitetura, teatro e espaço urbano. Rio de Janeiro: 7Letras, 2006.

LOPES, Daniel de Carvalho; SILVA, Erminia. Circo e palhaços no Rio de Janeiro: Império. Rio de Janeiro: Grupo Off-Sina, 2015. O Futuro, Rio de Janeiro, 1862-1863.

MACHADO DE ASSIS, Joaquim Maria. D. Jucunda. Gazeta de Noticias, Rio de Janeiro, ano 15, n. 1, p. 2, 1 jan. 1889.

MACHADO DE ASSIS, Joaquim Maria. Obras completas. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. v. 3.

MACHADO DE ASSIS, Joaquim Maria. Noticia da actual litteratura brazileira: o theatro. O Novo Mundo, Nova Iorque, v. 3, n. 30, p. 108, 24 mar. 1873.

MACHADO DE ASSIS, Joaquim Maria. Obras. São Paulo: W. M. Jackson, 1950. PRADO, Décio de Almeida. História concisa do teatro brasileiro (1570-1908). São Paulo: Edusp, 1999.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. As barbas do Imperador. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. Cultura. In: SILVA, Alberto da Costa (coord.). Crise colonial e independência: 1808-1830. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011. p. 205-248. (História do Brasil Nação: 1808-2010, 1).

SILVA, Erminia. Circo-teatro: Benjamim de Oliveira e a teatralidade circense no Brasil. São Paulo: Altana, 2007.

SOUZA, Sílvia Cristina Martins de. As noites do ginásio: teatro e tensões culturais na corte (1832-1868). Campinas SP: Editora da Unicamp, 2002.

THEATRO Constitucional Fluminense. Correio Mercantil, Rio de Janeiro, n. 440, p. 4, 13 jul. 1832.

THEATRO Constitucional Fluminense. Diario do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, n. 7, p. 4, 8 ago. 1835a.

THEATRO Constitucional Fluminense. Diario do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, n. 5, p. 4, 5 set. 1835b.

THEATRO Constitucional Fluminense. Jornal do Comercio, Rio de Janeiro, ano 9, n. 208, p. 3, 23 set. 1835c.

THEATRO de S. Pedro de Alcantara. O Paiz, Rio de Janeiro, ano 10, n. 4277, 23 abr. 1894. Caderno B, p. 6.

VIEIRA, Francisco. Palco e picadeiro: O Theatro Lyrico. Rio de Janeiro: 19 Desing, 2015.

Downloads

Publicado

2022-12-04

Como Citar

Um olhar para o circo, o teatro e os espetáculos de variedades guiado pela pena de Machado de Assis. (2022). Revista Aspas, 11(2), 8-22. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v11i2p8-22