Prática Educativa na Biblioteca Escolar: um trabalho a partir do gênero textual lenda

Autores

  • Lucas Veras de Andrade Secretaria Municipal de Educação de Teresina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2015.106618

Palavras-chave:

Gênero Lenda, Biblioteca Escolar, Leitura, Escola Municipal Alda Rodrigues Neiva.

Resumo

Este artigo relata o trabalho realizado com o gênero textual lenda na biblioteca da escola municipal Alda Rodrigues Neiva, localizada no município de Teresina (PI). O projeto teve como objetivo geral: Ampliar as perspectivas de ensino-aprendizagem para além do trabalho em sala de aula, dando ênfase ao contexto da biblioteca escolar e o seu uso a partir de atividades desenvolvidas na mesma. O percurso metodológico foi elaborado a partir das atividades propostas, sendo estas desenvolvidas sempre após o intervalo do período da manhã no espaço da biblioteca escolar. Ainda nos utilizamos da observação participante e do diário de campo como forma de nos possibilitar um melhor entendimento das análises e dos resultados de forma qualitativa. Apesar de alguns entraves no decorrer do desenvolvimento das atividades, o projeto se mostrou bem relevante principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento de atividades coletivas com os discentes e usabilidade da biblioteca escolar, uma vez que foi demonstrado por alguns alunos o desconhecimento e a função deste espaço no contexto educacional evidenciado.

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Biografia do Autor

  • Lucas Veras de Andrade, Secretaria Municipal de Educação de Teresina
    Especialista em Supervisão Educacional (UESPI). Docente das Séries Iniciais do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Teresina (SEMEC).

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Publicado

2015-08-18

Edição

Seção

Relato de experiência

Como Citar

Andrade, L. V. de. (2015). Prática Educativa na Biblioteca Escolar: um trabalho a partir do gênero textual lenda. Biblioteca Escolar Em Revista, 4(1), 75-95. https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2015.106618