A abordagem histórica na produção acadêmica brasileira sobre biblioteca escolar (2001-2012)

Autores

  • Franciele Ruiz Pasquim Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2016.107975

Palavras-chave:

Biblioteca Escolar, Produção acadêmica, História da Educação

Resumo

Com o objetivo de contribuir para a produção de uma história da biblioteca escolar no Brasil, focaliza-se, neste artigo, a abordagem histórica na produção acadêmica sobre o tema. Mediante abordagem histórica, centrada em pesquisa documental e bibliográfica e desenvolvida por meio dos procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção e ordenação de fontes documentais, elaborou-se um instrumento de pesquisa, no qual estão reunidas referências de textos sobre biblioteca escolar. A partir da análise da produção acadêmica sobre biblioteca escolar, entre os anos de 2001 e 2012, constatou-se que, ainda são escassas as pesquisas históricas sobre esse tema, dado a sua relevância na atualidade, em especial nas políticas públicas de leitura.

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Biografia do Autor

  • Franciele Ruiz Pasquim, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
    Doutoranda em Educação (Bolsa CAPES), pela Faculdade de Filosofia e Ciências, campus de Marília, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), sob a orientação da Profª. Drª. Maria do Rosário Longo Mortatti. Mestre em Educação (Bolsa FAPESP) pela Faculdade de Filosofia e Ciências, da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Graduada em Pedagogia, pela Faculdade de Filosofia e Ciências, da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Integrante do GPHELLB- Grupo de pesquisa "História do Ensino de Leitura e Escrita no Brasil". 

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Publicado

2016-04-11

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Pasquim, F. R. (2016). A abordagem histórica na produção acadêmica brasileira sobre biblioteca escolar (2001-2012). Biblioteca Escolar Em Revista, 4(2), 1-13. https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2016.107975