O papel da mediação da informação na biblioteca escolar

Autores

  • Erica Mariza Correia Universidade Federal de Sergipe
  • Cleide Aparecida Freires Belchior Universidade Federal de Sergipe
  • Janaina Ferreira Fialho Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2021.173203

Palavras-chave:

Apropriação do conhecimento. Disseminação de saberes. Espaço das bibliotecas. Mediação da informação.

Resumo

Esta pesquisa abordou o papel do bibliotecário no que tange a mediação da informação no ambiente da biblioteca escolar por meio de uma revisão narrativa de literatura. Parte da compreensão de que para que esse processo se desenvolva é necessário o apoio do profissional mediador da informação, assim como de espaços disponíveis para a ampliação e disseminação de saberes por meio da apropriação da informação. Para tanto, tem como objetivo geral avaliar o papel da mediação da informação na biblioteca escolar e abordar alguns temas como o papel da informação na sociedade da informação e do conhecimento; mediação e apropriação da informação no campo da Ciência da Informação e bibliotecas escolares como dispositivos informacionais. A metodologia utilizada foi a revisão narrativa de literatura, caracterizando-se como pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa. Observou-se que o papel da mediação da informação produz maior eficácia com o auxílio de um profissional da informação, além disso, o acesso à informação e ampliação do conhecimento nesses espaços de saberes proporcionam maiores habilidades e competências nos sujeitos, utilizando-se da teoria da competência informacional. Sendo assim, a mediação da informação ocorre com a interferência desse profissional, seja nas trocas de ideias, na interação social, no compartilhamento de informações, com a participação ativa de sujeitos protagonistas, ou no processo de busca por aprendizados contínuos. O profissional da informação poderá fazer a diferença ao interferir ampliando o acesso, facilitando a apropriação e situando a biblioteca escolar como espaço de construção de significados e compartilhamento de saberes que geram conhecimentos produtivos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Erica Mariza Correia, Universidade Federal de Sergipe

    Mestranda em Gestão da Informação e do Conhecimento pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Sergipe – UFS, Brasil.

  • Cleide Aparecida Freires Belchior, Universidade Federal de Sergipe

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFS (2019.2). Possui graduação em Letras Português Licenciatura pela UFS (2006) e Pós-Graduação Lato Sensu, nível de especialização, em Formação de Leitores pela FIJ (2011).

  • Janaina Ferreira Fialho, Universidade Federal de Sergipe

    Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Brasil.

    Professora associada da Universidade Federal de Sergipe – UFS, Brasil.

Referências

AGUIAR, Vera Teixeira. Biblioteca e formação de leitores. In: BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. A formação do leitor: o papel das instituições de formação do professor para a educação fundamental. São Paulo: Moderna, 1994a. p.101.

AGUIAR, Vera Teixeira. Conclusões do seminário nacional sobre formação do leitor: o papel das instituições de formação do professor para a educação fundamental. In: BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. A formação do leitor: o papel das instituições de formação do professor para a educação fundamental. São Paulo: Moderna, 1994b. p.139.

ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Mediação da informação: ampliando o conceito de disseminação. In: VALENTIM, Marta Lígia Pomim. Gestão da informação e do conhecimento no âmbito da Ciência da Informação. São Paulo: Polis: Cultura Acadêmica, 2008. p.41-54.

ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Mediação da Informação: um conceito atualizado. In: BORTOLIN, S.; SANTOS NETO, J. A.; SILVA, R. J. (org.). Mediação oral da informação e da leitura. Londrina: ABECIN, 2015. p. 9-32.

ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Mediação da informação e múltiplas linguagens. Pesq. Bras. Ci. Inf., "Tendências da Pesquisa Científica em Ciência da Informação - TPBCI", Brasília, v.2, n.1, p.89-103, jan. /dez. 2009. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/_repositorio/2010/01/pdf_9aa58ba510_0007871.pdf. Acesso: 06 abr. 2020.

ALMEIDA JUNIOR, Oswaldo Francisco de; SANTOS NETO, João Arlindo dos. Mediação da informação e a organização do conhecimento: interrelações. Informação & Informação, Londrina, v. 19, n. 2, 2014. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/16716/pdf_25. Acesso em: 12 dez. 2020.

ALMEIDA, Regina Oliveira de. Mediação e letramento informacional: algumas considerações. Revista Analisando em Ciência da Informação: RACin, João Pessoa, v. 4, n. 2, p. 1-20, jul./dez. 2016. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/80829. Acesso em: 12 out. 2020.

ANTUNES, Walda de Andrade. Curso de capacitação do professor regente de biblioteca. Brasília: Walda Antunes Consultorias, 1993, 222 p.

ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila Araújo de. O que é Ciência da Informação?. Informação & Informação, Londrina, v. 19, n. 1, p. 01-30, jan./abr. 2014. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/viewFile/15958/14205. Acesso em: 12 dez. 2020.

BELLUZZO, Regina Célia Baptista Belluzzo; SANTOS, Camila Araújo dos; ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. A competência em informação e sua avaliação sob a ótica da mediação da informação: Reflexões e aproximações teóricas. Informação & Informação, Londrina, v. 19, n. 2, p. 60-77, maio/ago. 2014. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19995/pdf_21. Acesso em: 12 dez. 2020.

CAPURRO, Rafael. Prefácio. In: OLIVEIRA, Eliane Braga de; RODRIGUES, GeorgeteMedleg (org.). Memória: interfaces no campo da informação. Brasília: Ed. da UnB, 2017. p. 10-14.

CAMPELLO, Bernadete. A competência informacional na educação para o século XXI. In: Biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. p. 9-11.

CARVALHO, Luis Osete Ribeiro; DUARTE, Francisco Ricardo; MENEZES, Afonso Henrique Novaes; SOUZA, Tito Eugênio Santos. Metodologia científica: teoria e aplicação na educação a distância. Livro digital. Petrolina-PE, 2019.83 p. Disponível em: https://portais.univasf.edu.br/dacc/noticias/livro-univasf/metodologia-cientifica-teoria-e-aplicacao-na-educacao-a-distancia.pdf. Acesso em: 28 jul. 2020.

CORTES, Vanderléa Nóbrega Azevedo; CAVALACHE, Lucas Vinícius Junqueira; FERNANDES, Raquel Gonçalves da Silva. Promoção do letramento informacional para qualificação de docente: trabalho colaborativo entre biblioteca e professores. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO, 9., 2018. Aracaju. Anais [...]. Aracaju: Universidade Tiradentes, 2018. Disponível em: https://www.eventos.set.edu.br/index.php/simeduc/article/view/9488/4129. Acesso em: 26 maio 2020.

DALFOVO, Michael Samir; LANA, Rogério Adilson; SILVEIRA, Amélia. Métodos quantitativos e qualitativos: um resgate teórico. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, Blumenau, v.2, n.4, p. 01-13, Sem II. 2008. Disponível em: https://rica.unibes.com.br/rica/issue/view/18. Acesso em: 12 nov. 2020.

FACHIN, Juliana. Mediação da informação na sociedade do conhecimento. Biblios: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Rio Grande, v. 27, n. 1, p. 25-41, jan./jun. 2013. Disponível em: https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/3096. Acesso em: 12 abr. 2020.

FIALHO, Janaina Ferreira; ANDRADE, Maria Eugênia Albino. Comportamento informacional de crianças e adolescentes: uma revisão de literatura estrangeira. Ciência da Informação, Brasília, v. 36, n. 1, p. 20-34, jan./abr. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0100-19652007000100002&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 20 nov. 2020.

LAMIZET, Bernard. La médiation culturalle. Paris: L’Harmattan, 1999.

LANCASTER, F. W. Indexação e resumos: teoria e prática. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 1993.

NASCIMENTO, Natália Marinho do; MORO-CABERO, Maria Manuela; VALENTIM, Marta Lígia Pomim. Mediação da informação em ambientes empresariais com enfoque nos fluxos de informações. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM INFORMAÇÃO E MEDIAÇÃO, 2., 2015. Anais [...]. Londrina: UFPR, 2015. Disponível em: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/eb. Acesso em: 12 jul. 2020.

NUNES, Martha Suzana Cabral. Mediação da leitura na biblioteca escolar: práticas e fazeres na formação de leitores. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 25, n. 2, abr./jun. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362020000200003. Acesso em: 20 dez. 2020.

RASTELI, Alessandro.; CAVALCANTE, Lídia Eugênia. Mediação cultural e apropriação da informação em bibliotecas públicas. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 19, n. 39, p. 43-58, jan./abr. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2014v19n39p43. Acesso em: 20 nov. 2020.

RODRIGUES, Adriano Duarte. Dicionário breve da informação e da comunicação. Lisboa: Presença, 2000.

SANTAELLA, Lucia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. 2. ed. São Paulo: Paulus, 2011.

SANTOS NETO, João Arlindo dos; BORTOLIN, Sueli; ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. A concepção de apropriação da informação nos periódicos da área “Comunicação e Informação” e anais do ENANCIB. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 18., 2017.Anais [...]. Marília, SP, 2017. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/105333. Acesso em¨20 nov. 2020.

SILVA, Jonathas Luiz Carvalho; GOMES, Henriette Ferreira. Conceitos de informação na ciência da informação: percepções analíticas, proposições e categorizações. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 25, n. 1, p. 145-157, jan./abr. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/145/13200. Acesso em: 12 dez. 2020.

SILVA, Judson Daniel Oliveira da; CUNHA, Jacqueline de Araújo. O papel educativo da biblioteca escolar no contexto do Plano Nacional de Educação. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 21, n. 46, p. 45-58, maio/ago., 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2016v21n46p45. Acesso em: 15 jul. 2020.

SILVA, Jonathas Luiz Carvalho. Percepções conceituais sobre mediação da informação. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 6, n. 1, p. 93- 108, mar./ago. 2015. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/incid/article/view/89731/96288. Acesso em: 04 jun. 2020.

TEIXEIRA, C. A.; SANTOS, A. P. dos. A importância da leitura e da biblioteca no processo de Letramento Informacional. In: GOMES, Suely Henrique de Aquino [et al.]. Letramento Informacional: educação para a informação [recurso eletrônico]. Educação para informação. p. 15-34. Goiânia: Gráfica UFG, 2016.

WILSON, P. Public Knowledge, private ignorance: toward a library and information policy. Westport: Greenwood Press, 1977.

Downloads

Publicado

2021-06-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Correia, E. M., Belchior, C. A. F., & Fialho, J. F. (2021). O papel da mediação da informação na biblioteca escolar. Biblioteca Escolar Em Revista, 7(2), 102-121. https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2021.173203